O GOSTO PELO CINEMA E O ENCONTRO DE DUAS HISTÓRIAS

Milene Silveira Gusmão, Raquel Costa Santos

Resumo


Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre os percursos de aprendizado pelo cinema, que aproximam experiências como a de Alain Bergala, cineasta e professor universitário na França, e a de Jorge Luiz Melquisedeque, cinéfilo e videomaker em Vitória da Conquista, na Bahia. Para isso, toma como referência analítica as vivências de cinema na infância, a frequência aos cineclubes, a cinefilia e as práticas expressivas dos aprendizados de cinema desenvolvidas por ambos em suas trajetórias. A argumentação que tece a costura teórica do texto diz respeito ao nexo entre saber incorporado, memória, aprendizados e práticas. Ou seja, trata-se das possibilidades expressivas -- gestos, atitudes e comportamentos -- que surgiram a partir do compartilhamento de saberes e fazeres propiciados por vivências tanto no âmbito da produção quanto do consumo cinematográfico.

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Referências


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BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Tradução: Mônica Costa Netto e Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink; Cinead-Lise-FE/UFRJ, 2008.

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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v5i10.1614

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