O GOSTO PELO CINEMA E O ENCONTRO DE DUAS HISTÓRIAS

Conteúdo do artigo principal

Milene Silveira Gusmão
Raquel Costa Santos

Resumo

Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre os percursos de aprendizado pelo cinema, que aproximam experiências como a de Alain Bergala, cineasta e professor universitário na França, e a de Jorge Luiz Melquisedeque, cinéfilo e videomaker em Vitória da Conquista, na Bahia. Para isso, toma como referência analítica as vivências de cinema na infância, a frequência aos cineclubes, a cinefilia e as práticas expressivas dos aprendizados de cinema desenvolvidas por ambos em suas trajetórias. A argumentação que tece a costura teórica do texto diz respeito ao nexo entre saber incorporado, memória, aprendizados e práticas. Ou seja, trata-se das possibilidades expressivas -- gestos, atitudes e comportamentos -- que surgiram a partir do compartilhamento de saberes e fazeres propiciados por vivências tanto no âmbito da produção quanto do consumo cinematográfico.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Referências

AGEL, Henri. O Cinema. Tradução: Antônio Couto Soares. Porto: Livraria-Civilização-Editora, 1972.

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Tradução: Mônica Costa Netto e Silvia Pimenta. Rio de Janeiro: Booklink; Cinead-Lise-FE/UFRJ, 2008.

BEZERRA, Laura. Filmografia baiana: um panorama. Anais do II Encontro Baiano de Estudos em Cultura. Universidade Estadual de Feira de Santana-Bahia. 20 e 21 de agosto de 2009. Página 10.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Tradução: Mariza Corrêa. Campinas, SP: Papirus, 1996.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática: precedido de três estudos de etnologia. Cabila. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 2002.