APROPRIAÇÕES DE UMA PROPOSTA OFICIAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES: O QUE REVELAM OS DISCURSOS DE PROFESSORES

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Bernarda Elana Madureira Lopes

Resumo


O presente texto apresenta uma pesquisa que teve por objetivo investigar as formas de apropriação, pelos professores, de uma proposta oficial de formação continuada de alfabetizadores oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros (MG) e concretizada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE)1. Como principal instrumento de coleta de dados, realizamos entrevistas individuais com cinco professoras, do município de Montes Claros, com o objetivo de compreender os discursos e os sentidos atribuídos à proposta. O arcabouço teórico-metodológico baseia-se na teoria da enunciação de Bakhtin (1981; 1929/1995) e nos novos estudos sobre letramento, propostos por Street (1984). Os discursos das docentes evidenciam a complexidade e as contradições envolvidas nesse processo. As formas de apropriação observadas incluem a predominância dos métodos de alfabetização no discurso docente. Por outro lado, observamos novos elementos no discurso sobre a prática, que está sendo construída, de acordo com as docentes, a partir dos descritores e capacidades prescritas para a alfabetização.


Palavras-chave


Formação Continuada. Alfabetização. Letramento.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec. 1929/1995.

BAKHTIN, M. The dialogic imagination. Austin: University of Texas Press, 1981.

BRANDT, D. & CLINTON, K. Limits of the Local: Explaining Perspectives on Literacy as a Social Practice. Journal of Literacy Research, 34(3), pp. 337-356, 2002.

CARVALHO, Gisele F.S. Avaliação oficial: Subsídios para a compreensão do impacto na prática docente -- Dissertação -- Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São João Del-Rei, 2010.

CARVALHO, Gisele F.S. & MACEDO, Maria do Socorro A.N. Avaliação oficial: indícios do impacto na prática docente na visão dos mediadores da política pública da rede estadual de Minas Gerais. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 46, p. 253-270, 2010.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v6i11.1628

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.