A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: REFLEXÕES SOBRE A HABILIDADE DA COMPREENSÃO LEITORA EM ADOLESCENTES

Gerliane Kellvia Amâncio Barbosa, Andrea Maria Rocha Rodrigues, Marilandia Sabino de Oliveira

Resumo


Neste trabalho, tivemos como objetivo descrever, analisar e contribuir com as discussões sobre a compreensão leitora de adolescentes, buscando refletir os fatores que compõem esse processo. Utilizamo-nos da entrevista semiestruturada e da aplicação de duas atividades, uma com utilização de estratégias metacognitivas e outra sem nenhuma estratégia, para que assim pudéssemos comparar o desempenho da compreensão leitora nesses adolescentes. Ao final, vendo os sujeitos da pesquisa sob a ótica da psicopedagogia, entendemos que suas dificuldades estariam relacionadas a atrasos desencadeados pela ineficácia da escola em estabelecer uma prática de leitura significativa, e não à existência de dificuldades de leitura permanentes.

Palavras-chave


Compreensão leitora; Estratégia de leitura; Estratégias metacognitivas.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v6i11.1630

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