A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: REFLEXÕES SOBRE A HABILIDADE DA COMPREENSÃO LEITORA EM ADOLESCENTES
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Palavras-chave

Compreensão leitora
Estratégia de leitura
Estratégias metacognitivas.

Como Citar

Barbosa, G. K. A., Rodrigues, A. M. R., & de Oliveira, M. S. (2012). A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: REFLEXÕES SOBRE A HABILIDADE DA COMPREENSÃO LEITORA EM ADOLESCENTES. Revista Contemporânea De Educação, 6(11), 154–178. https://doi.org/10.20500/rce.v6i11.1630

Resumo

Neste trabalho, tivemos como objetivo descrever, analisar e contribuir com as discussões sobre a compreensão leitora de adolescentes, buscando refletir os fatores que compõem esse processo. Utilizamo-nos da entrevista semiestruturada e da aplicação de duas atividades, uma com utilização de estratégias metacognitivas e outra sem nenhuma estratégia, para que assim pudéssemos comparar o desempenho da compreensão leitora nesses adolescentes. Ao final, vendo os sujeitos da pesquisa sob a ótica da psicopedagogia, entendemos que suas dificuldades estariam relacionadas a atrasos desencadeados pela ineficácia da escola em estabelecer uma prática de leitura significativa, e não à existência de dificuldades de leitura permanentes.
https://doi.org/10.20500/rce.v6i11.1630
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Referências

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