A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA: REFLEXÕES SOBRE A HABILIDADE DA COMPREENSÃO LEITORA EM ADOLESCENTES
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Compreensão leitora
Estratégia de leitura
Estratégias metacognitivas.

Resumen

Neste trabalho, tivemos como objetivo descrever, analisar e contribuir com as discussões sobre a compreensão leitora de adolescentes, buscando refletir os fatores que compõem esse processo. Utilizamo-nos da entrevista semiestruturada e da aplicação de duas atividades, uma com utilização de estratégias metacognitivas e outra sem nenhuma estratégia, para que assim pudéssemos comparar o desempenho da compreensão leitora nesses adolescentes. Ao final, vendo os sujeitos da pesquisa sob a ótica da psicopedagogia, entendemos que suas dificuldades estariam relacionadas a atrasos desencadeados pela ineficácia da escola em estabelecer uma prática de leitura significativa, e não à existência de dificuldades de leitura permanentes.
https://doi.org/10.20500/rce.v6i11.1630
PDF (Português (Brasil))

Citas

BASTOS, Marbênia Gonçalves Almeida. Formação de professores para o diagnóstico das dificuldades de leitura e escrita. Fortaleza: UECE, 2003.

BOSSA, Nádia A. Fracasso escolar: um olhar psicopedagógico. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

CAMPOS, Rose. O outro lado da dificuldade da aprendizagem. Viver Psicologia. Segmento Janeiro, pp.24-29, 2002.

CONDEMARIN, Mabel; BLOMQUIST, Marlys. Dislexia: manual de leitura corretiva. Tradução de Ana Maria Neto Machado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1986.

CONDEMARIN, Mabel. Leitura corretiva e remedial. Tradução de Jonas Pereira dos Santos. [S.L]: Editora Real PSY II, 1994.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).