ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ENSINO DE PORTUGUÊS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS CURRICULARES

Antônio Augusto Gomes Batista

Resumo


Este ensaio tem por objetivo discutir perspectivas de organização curricular para aconsolidação da alfabetização. Estrutura-se em três grandes partes: na primeira, com base naanálise de dados de avaliações de larga escala, argumenta-se que o desenvolvimento ouconsolidação da alfabetização constitui um problema específico, que tem sido negligenciadona interpretação dos resultados dessas avaliações; na segunda parte, apresentam-seperspectivas curriculares gerais, de natureza didático-pedagógica, para o problemadiagnosticado, baseando-se, para isso, na pesquisa sobre a leitura e a escrita, bem como sobreseu ensino; na terceira, aprofundam-se essas perspectivas tendo em vista o desenvolvimentoda leitura e da compreensão leitora. O artigo é concluído com a indicação de condições etomadas de posição que precisam ser articuladas àquelas de base didático-pedagógica --abordadas no ensaio -- para a um efetivo desenvolvimento de processos de renovaçãocurricular.

Palavras-chave


Alfabetização. Leitura. Compreensão leitora. Fluência. Ensino de Português. Letramento. Expectativas de aprendizagem -- Língua Portuguesa. Currículo -- Língua Portuguesa.

Texto completo:

PDF

Referências


BHATTACHARYA, A. e EHRI, L.C. Graphosyllabic analysis helps adolescent struggling readers read and spell words. Journal of Learning Disabilities, 37, 331-348, 2004.

BATISTA, A.A.G. Recomendações para uma política pública de livros didáticos. Brasília: Ministério da Educação, 2001.

BATISTA, A.A.G. e COSTA VAL, Maria da Graça F. Livros de alfabetização e de Português: os professores e suas escolhas. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

BATISTA, A.A.G. e RIBEIRO, Vera Masagão. Cultura escrita no Brasil: modos e condições de inserção. Educação e Realidade, v. 29, n.2, p. 89-124, jul/dez 2004.

BLACHOWICZ, Camille L.Z. e FISHER, Peter J. Best Practices in Vocabulary Instruction. In: GAMBRELL, Linda R.; MORROW, Lesley M.; PRESSLEY, Michael (Eds.). Best Practices in Literacy Instruction. New York: The Guilford Press, 2007. p. 178-203.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v6i12.1638

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.