Resumo
Fundamentado no viés sócio histórico cultural de Bakhtin e Vigotski, o presente artigo buscafocalizar, no âmbito da produção teórica do GP LEFoPI, as relações entre linguagem escrita eoutras formas de linguagem na educação infantil, por meio dos sentidos e significadosproduzidos e atribuídos por crianças e professores para essas linguagens e o modo como elasrepercutem nos processos de subjetivação. Com essa perspectiva, o texto aponta para umadiscussão que busca trazer para a cena enunciativa a dimensão cultural da escrita e o diálogocom outras linguagens.Referências
AGUIAR, W. J.; OZELLA, S. Núcleo de Significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia, Ciência e Profissão. Ed: Associação Brasileira de Editores Científicos: Brasília, vol. 26, no2, p.222-245, jun. 2006.
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV, V. N.). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.
CEREJA, W. Significação e tema. In: BRAIT, B. (Org) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005, p. 201-220.
FREITAS, M. T. A. Bakhtin e Vigotski: um encontro possível. In: BRAIT, B. (Org.) Bakhtin, Dialogismo e construção de Sentidos. Campinas: Ed. da Unicamp, 1997, p. 311-330.
MARCUSCHI, L.A. Letramento e oralidade no contexto das práticas sociais e eventos comunicativos. In. SIGNORINI,I.(org.) Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento. Campinas, SP: Mercado das Letras. 2001, p.23-50.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).