CURRÍCULO E CULTURA: ALGUMAS INTERLOCUÇÕES TEÓRICAS

Glória Regina Graçano Soares

Resumo


O atual pensamento curricular está marcado por um grande hibridismo, no qual se entrelaçamos conceitos de currículo e cultura, a partir de diferentes discursos. Este artigo visa analisar as diferentes formas de significar a interface currículo e cultura no campo do currículo,procurando identificar alguns discursos de currículo que se hibridizam com alguns discursosde cultura. Busco também um diálogo com os estudos da linguagem, em particular com ateorização social do discurso proposto por Norman Fairclough (2001). Essa pesquisa sesustenta na medida em que toma como verossímil esse tipo de argumentação, que passa aservir de fio condutor para as interlocuções teóricas estabelecidas com e no campo docurrículo. As reflexões desenvolvidas neste estudo apontam na proposta da Análise de Discurso (ACDTO) férteis potencialidades para orientar teórica e metodologicamente as reflexões sobre o currículo de formação de docentes e o diálogo com as questões culturais.

Palavras-chave


Currículo, cultura, discursos.

Texto completo:

PDF

Referências


APPLE, Michael W. A Política do Conhecimento Oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa & SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, Cultura e Sociedade. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2006a.

APPLE, Michael W. Repensando ideologia e Currículo. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa & SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, Cultura e Sociedade. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2006b.

BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, nº 2, p. 99-116. Dez., 2001.

BHABHA, Homi. The Location of Culture. London : Routledge, 1994.

BOBBIT, F. The curriculum. Boston: Houghton Mifflin, 1918.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v6i12.1645

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.