Résumé
O atual pensamento curricular está marcado por um grande hibridismo, no qual se entrelaçamos conceitos de currículo e cultura, a partir de diferentes discursos. Este artigo visa analisar as diferentes formas de significar a interface currículo e cultura no campo do currículo,procurando identificar alguns discursos de currículo que se hibridizam com alguns discursosde cultura. Busco também um diálogo com os estudos da linguagem, em particular com ateorização social do discurso proposto por Norman Fairclough (2001). Essa pesquisa sesustenta na medida em que toma como verossímil esse tipo de argumentação, que passa aservir de fio condutor para as interlocuções teóricas estabelecidas com e no campo docurrículo. As reflexões desenvolvidas neste estudo apontam na proposta da Análise de Discurso (ACDTO) férteis potencialidades para orientar teórica e metodologicamente as reflexões sobre o currículo de formação de docentes e o diálogo com as questões culturais.Références
APPLE, Michael W. A Política do Conhecimento Oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa & SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, Cultura e Sociedade. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2006a.
APPLE, Michael W. Repensando ideologia e Currículo. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa & SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, Cultura e Sociedade. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2006b.
BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, nº 2, p. 99-116. Dez., 2001.
BHABHA, Homi. The Location of Culture. London : Routledge, 1994.
BOBBIT, F. The curriculum. Boston: Houghton Mifflin, 1918.

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
© Revista Contemporânea de Educação 2012
