Resumo
Neste artigo, são levantados alguns pontos de discussão a respeito das escolhas profissionaisde jovens concluintes do Ensino Médio. Foi realizada uma pesquisa com escolas de alto ebaixo desempenho nas avaliações externas em Belo Horizonte e Mariana (MG)compreendendo dois importantes agentes: as disposições expressas nas relaçõesintergeracionais na família e o fator preditivo presente nas relações sociais estabelecidas naescola. Foram aplicados questionários aos jovens e realizadas entrevistas com as famílias. Os resultados demonstram que as escolhas dos jovens têm grande participação da família e darede social em que estão inseridos.Referências
ABOIM, Sofia; VASCONCELOS, Pedro. Differential and Cumulative Effects of Life Course Events in an Intergerational Perspective: Social Trajectories of Three Generations Family Lineages. Swiss Journal of Sociology, 35(2), p. 297-319, 2009. Disponível em: http://www.ics.ul.pt/rdonweb-docs/SofiaAboim_2009_n1.pdf Acesso em 22 de jun.2011.
BARROS, Myriam L. Reciprocidade e fluxos culturais entre gerações. I Congresso Internacional de co-educação de gerações. SESC, São Paulo, outubro de 2003.
BARROS, Myriam L. Autoridade e afeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.
BROOKE, Nigel; SOARES, José F. (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origens e trajetórias. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.
COUTRIM, Rosa M. E. Entre Gênero e Gerações: a fala de crianças educadas por avós e avôs. In: SOUZA, Marcio Ferreira de (Org.). Desigualdade de gêneros no Brasil: novas ideias e práticas antigas. 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Argumentvm, 2010, pp. 287-299.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).