ESCOLHA OU DESTINO? A INFLUÊNCIA INTERGERACIONAL NA VIDA DE JOVENS EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO

Rosa Maria da Exaltação Coutrim, Maria Amália de Almeida Cunha

Resumo


Neste artigo, são levantados alguns pontos de discussão a respeito das escolhas profissionaisde jovens concluintes do Ensino Médio. Foi realizada uma pesquisa com escolas de alto ebaixo desempenho nas avaliações externas em Belo Horizonte e Mariana (MG)compreendendo dois importantes agentes: as disposições expressas nas relaçõesintergeracionais na família e o fator preditivo presente nas relações sociais estabelecidas naescola. Foram aplicados questionários aos jovens e realizadas entrevistas com as famílias. Os resultados demonstram que as escolhas dos jovens têm grande participação da família e darede social em que estão inseridos.

Palavras-chave


Jovens; Família; Escola.

Texto completo:

PDF

Referências


ABOIM, Sofia; VASCONCELOS, Pedro. Differential and Cumulative Effects of Life Course Events in an Intergerational Perspective: Social Trajectories of Three Generations Family Lineages. Swiss Journal of Sociology, 35(2), p. 297-319, 2009. Disponível em: http://www.ics.ul.pt/rdonweb-docs/SofiaAboim_2009_n1.pdf Acesso em 22 de jun.2011.

BARROS, Myriam L. Reciprocidade e fluxos culturais entre gerações. I Congresso Internacional de co-educação de gerações. SESC, São Paulo, outubro de 2003.

BARROS, Myriam L. Autoridade e afeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.

BROOKE, Nigel; SOARES, José F. (Orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origens e trajetórias. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.

COUTRIM, Rosa M. E. Entre Gênero e Gerações: a fala de crianças educadas por avós e avôs. In: SOUZA, Marcio Ferreira de (Org.). Desigualdade de gêneros no Brasil: novas ideias e práticas antigas. 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Argumentvm, 2010, pp. 287-299.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v6i12.1647

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.