Resumo
A partir da fala de um aluno, o que é possível de ser problematizado? Não somente a falatítulo,mas diferentes situações entre alunos e entre alunos e professores fazem parte desteartigo, no intuito de discutir que modelo de escola estamos vivenciando e sua relação com aconstituição das subjetividades, sobretudo no que diz respeito à articulação disciplina e“indisciplina”. Buscamos estabelecer um diálogo entre os conceitos foucaultianos detransgressão, resistências e práticas de liberdade com questões relativas ao cotidiano escolar,sobretudo problematizando as ações desviantes dos sujeitos escolares, as ditas “indisciplinas”,que aqui serão pensadas como resistências, consequentemente, como práticas de liberdade.Referências
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009.
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DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2006.
EWALD, François. Foucault, a norma e o direito. 2ª ed. Vega, 2000.
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