"É MEU ÚLTIMO ANO AQUI MESMO [...] TÔ PENSANDO EM BOTAR FOGO NA ESCOLA": O COTIDIANO ESCOLAR E AS PRÁTICAS DE RESISTÊNCIAS
PDF

Palavras-chave

Indisciplinas
Resistências
Liberdades.

Resumo

A partir da fala de um aluno, o que é possível de ser problematizado? Não somente a falatítulo,mas diferentes situações entre alunos e entre alunos e professores fazem parte desteartigo, no intuito de discutir que modelo de escola estamos vivenciando e sua relação com aconstituição das subjetividades, sobretudo no que diz respeito à articulação disciplina e“indisciplina”. Buscamos estabelecer um diálogo entre os conceitos foucaultianos detransgressão, resistências e práticas de liberdade com questões relativas ao cotidiano escolar,sobretudo problematizando as ações desviantes dos sujeitos escolares, as ditas “indisciplinas”,que aqui serão pensadas como resistências, consequentemente, como práticas de liberdade.
https://doi.org/10.20500/rce.v6i12.1650
PDF

Referências

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009.

BRANCO, Guilherme Castelo. Considerações sobre ética e política. In: BRANCO, Guilherme Castello; PORTOCARRERO, Vera (orgs.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000, pp. 310-327.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2006.

EWALD, François. Foucault, a norma e o direito. 2ª ed. Vega, 2000.

EIZIRIK, Marisa Faermann. Michel Foucault: a agonística do espaço pedagógico. In: Educação subjetividade e poder. Porto Alegre: n. 3, pp. 99-109, abr. 1996.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).