Quero um futuro melhor: trajetórias de jovens do Ensino Médio

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Giselle Carino Lage
Ana Pires do Prado

Resumo

Nesse artigo apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa realizada entre 2012 e 2016, que teve como proposta mapear e analisar as trajetórias escolares de jovens estudantes de ensino médio de uma escola pública carioca. Realizamos observação participante e entrevistas em profundidade com 22 jovens tendo em vista o mapeamento dos alunos nas turmas pesquisadas. Procuramos traçar os perfis sociológicos dos jovens pesquisados, os seus percursos escolares e aspirações em relação ao futuro. Considerando o contexto em que estão inseridos, questionamos: será que ainda apostam na escola como estratégia para uma vida melhor, para “serem alguém”? Por que alguns permanecem estudando e outros se evadem da escola? Inserem-se no mercado de trabalho e saem da escola ou conciliam escola-trabalho? 

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Giselle Carino Lage, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Professora de Sociologia do IFRJ e Doutora em Antropologia Cultural pela UFRJ.

Ana Pires do Prado, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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