Professoras alfabetizadoras: memórias de leitura e prática pedagógica

Autores

  • Filomena Elaine Paiva Assolini Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-FFCLRP-USP

DOI:

https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16562

Palavras-chave:

ALFABETIZAÇÃO, PROFESSORAS ALFABETIZADORAS, LEITURA, PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR

Resumo

Apresentamos resultados de uma pesquisa de pós-doutorado, em que foi investigada a relação que professoras alfabetizadoras estabeleceram com a leitura durante a infância. Buscamos saber como tal relação repercute em suas atuais práticas pedagógicas. O referencial teórico é constituído a partir da Análise do Discurso de matriz francesa, da Teoria Sócio‑Histórica do Letramento e das contribuições de Chartier e seguidores. As análises discursivas realizadas assinalam que as professoras que experimentaram relações amorosas com a leitura na infância desenvolvem práticas pedagógicas que possibilitam aos alunos ocupar a posição de intérpretes‑historicizados. Professoras que vivenciaram o desprazer com a leitura, sem ressignificá-lo, reproduzem o discurso pedagógico escolar tradicional

Biografia do Autor

Filomena Elaine Paiva Assolini, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-FFCLRP-USP

Sou doutora em Ciências, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP-USP - (2003). Mestre em Psicologia também pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP-USP - (1999). Realizei inúmeros cursos de especialização, nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada (na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP e Educação, UNICAMP -(1990). Os cursos de graduação, em Pedagogia (1987) e Letras (1992), foram realizados no Centro Universitário Moura Lacerda. Sou docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, desde 2005, atuando na interface Educação, Linguística e Linguística Aplicada. Ministro aulas para cursos de Graduação, nos Departamentos de Educação, Informação e Comunicação, DEDIC (Didática da Alfabetização) e Química, DQ (Didática Geral). Desenvolvo o projeto de pesquisa “Sujeitos-Professores e Suas Relações com a Leitura e Escrita: reflexões sobre os seus desdobramentos e desafios teórico-analíticos", que se filia às linhas de pesquisa Análise de Discurso Pecheuxtiana, Alfabetização, Leitura e Letramento e Formação de Professores do Ensino Fundamental. Coordeno e lidero o GEPALLE, Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Alfabetização, Leitura e Letramento, regularmente cadastrado no CNPq e oriento estudantes de graduação em trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso. Sou docente regular e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, orientando, atualmente, sete estudantes em nível de Mestrado. No âmbito da Extensão Universitária, destaco cursos de curta duração, oferecidos regularmente a professores do Ensino Fundamental de redes pública e privada de Ribeirão Preto e região, bem como artigos publicados no BLOG Educação Escolar e, ainda, a Fanpage-Gepalle-Alfabetização, Leitura e Letramento. Minha experiência profissional, antes de minha inserção na FFCLRP, deu-se da Educação Infantil à Pós-Graduação, atuando na interface Educação Escolar e Linguística. Ministrei aulas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Produção de Texto, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na graduação, aulas de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Linguística Aplicada à Fonoaudiologia, dentre outras disciplinas. Na Pós-Graduação, Psicopedagogia da Leitura e da Escrita e Aquisição da Língua Escrita. Tenho também experiências profissionais no âmbito da coordenação de cursos e na área técnica de órgãos públicos de ensino.

Downloads

Publicado

2018-12-12