LÍNGUA INGLESA E CONTEXTO ACADÊMICO-UNIVERSITÁRIO: AVALIANDO E REPROJETANDO PRÁTICAS PLURILÍNGUES E TRANSCULTURAIS SOB A LUZ DOS MULTILETRAMENTOS
PDF

Palavras-chave

ensino crítico de inglês para fins acadêmicos
multiletramentos
gêneros discursivos.

Resumo

Este artigo retrata resultados de um estágio pós-doutoral sobre o inglês em contexto acadêmico-universitário, mais especificamente no Programa de Formação Interdisciplinar Superior, implantado na Unicamp em 2011 e destinado a jovens egressos do Ensino Médio público de Campinas (SP). Foca-se o material didático elaborado como recurso mediador para as disciplinas de língua inglesa, visando delimitar teoricamente as características centrais desse instrumento frente à formação cidadã e à noção ressignificada de inglês para fins específicos. O embasamento recai na Pedagogia dos Multiletramentos, atrelada à visão bakhtiniana de linguagem e ao conceito de gêneros discursivos como potentes mediadores do processo educativo.
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1659
PDF

Referências

BAKHTIN, M. M. The dialogic imagination. Austin: University of Texas Press, 1981.

BAKHTIN, M. M. Questões de Literatura e de Estética (A Teoria do Romance). São Paulo: Editora Hucitec, 1988 [1934-1935].

BAKHTIN, M. M. /Volochínov, V. N.. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1979].

BAKHTIN, M. M. /Volochínov, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004 [1929].

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).