A INTERFACE ENTRE CRENÇAS, MOTIVAÇÃO, AUTONOMIA E O PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO
PDF

Palavras-chave

Aspectos cognitivo-afetivos
línguas estrangeiras
professor em formação

Como Citar

Manzan Perine, C. (2012). A INTERFACE ENTRE CRENÇAS, MOTIVAÇÃO, AUTONOMIA E O PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO. Revista Contemporânea De Educação, 7(13), 107–127. https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1661

Resumo

O presente trabalho tem como proposta investigar em que medida crenças se relacionam à motivação e à autonomia no processo de ensino e aprendizagem de línguas. Em nosso quadro teórico, crenças são o modo como concebemos a língua e o processo de ensino e aprendizagem de línguas; a motivação é um elemento chave nesse processo e a autonomia é o ato de assumir responsabilidade sobre a própria aprendizagem. Esperamos incitar a importância da compreensão de tais aspectos no trabalho com professores em formação ao possibilitar um maior entendimento do universo cognitivo e afetivo de alunos e professores em sua carreira profissional.
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1661
PDF

Referências

ANDRÉ, M.C.S. Preocupado com o futuro ensino de LE? Uma sugestão: mergulhe no oceano de crenças educacionais de professores de língua alvo e as otimize. In: Anais do Encontro Nacional de Professores Universitários de LE, 16, 1999, Belo Horizonte. Belo Horizonte, UFMG, 1999, p.233-239.

BANDURA, A. Social Foundantions of Thought & Action -- A Social Cognitive Theory. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1986.

BARCELOS, A. M. F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA ABRAHÃO, M. H. (Orgs.). Crenças e Ensino de Línguas: Foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 15-42, 2006.

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de línguas. In: LEFFA, V. (Org.). A interação na aprendizagem das línguas. Linguagem &

Ensino, Vol 7, No. 1, p. 123-124, 2004.

BARCELOS, A. M. F. Researching Beliefs about SLA: A critical review. In: KALAJA, P.;BARCELOS, A. M. F. (Orgs). Beliefs about SLA: New research approaches. Kluwer Academic Publishers. Netherlands, p. 7-34, 2003.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.