A INTERFACE ENTRE CRENÇAS, MOTIVAÇÃO, AUTONOMIA E O PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Cristiane Manzan Perine

Resumo

O presente trabalho tem como proposta investigar em que medida crenças se relacionam à motivação e à autonomia no processo de ensino e aprendizagem de línguas. Em nosso quadro teórico, crenças são o modo como concebemos a língua e o processo de ensino e aprendizagem de línguas; a motivação é um elemento chave nesse processo e a autonomia é o ato de assumir responsabilidade sobre a própria aprendizagem. Esperamos incitar a importância da compreensão de tais aspectos no trabalho com professores em formação ao possibilitar um maior entendimento do universo cognitivo e afetivo de alunos e professores em sua carreira profissional.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Cristiane Manzan Perine, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil



Referências

ANDRÉ, M.C.S. Preocupado com o futuro ensino de LE? Uma sugestão: mergulhe no oceano de crenças educacionais de professores de língua alvo e as otimize. In: Anais do Encontro Nacional de Professores Universitários de LE, 16, 1999, Belo Horizonte. Belo Horizonte, UFMG, 1999, p.233-239.

BANDURA, A. Social Foundantions of Thought & Action -- A Social Cognitive Theory. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1986.

BARCELOS, A. M. F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA ABRAHÃO, M. H. (Orgs.). Crenças e Ensino de Línguas: Foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 15-42, 2006.

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Linguística Aplicada e ensino de línguas. In: LEFFA, V. (Org.). A interação na aprendizagem das línguas. Linguagem &

Ensino, Vol 7, No. 1, p. 123-124, 2004.

BARCELOS, A. M. F. Researching Beliefs about SLA: A critical review. In: KALAJA, P.;BARCELOS, A. M. F. (Orgs). Beliefs about SLA: New research approaches. Kluwer Academic Publishers. Netherlands, p. 7-34, 2003.