Leitura e escrita como prática social na Educação Infantil

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Gabriela Medeiros Nogueira
Caroline Braga Michel

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fomentar a discussão sobre a leitura e a escrita na Educação Infantil. Temática essa que vem sendo retomada nos últimos anos com a Emenda Constitucional nº 59/2009, que determina a obrigatoriedade da Educação Básica dos 4 aos 17 anos, e com a incorporação da Educação Infantil no Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) a partir da Portaria nº 826 de 2017. Para tanto, realizamos uma discussão acerca da leitura e da escrita na pré-escola a partir das orientações do Ministério da Educação e dos materiais indicados para a formação de professores do PNAIC, bem como apresentamos dados de uma pesquisa realizada por meio da pesquisa documental e da etnografia, em uma turma de pré-escola, buscando refletir sobre a relação entre a Educação Infantil e a alfabetização.

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Artigos
Biografia do Autor

Gabriela Medeiros Nogueira, FURG

Pós-doutora pela University of Illinois at Urbana-Champaign. Doutora em Educação. Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI-FURG) e integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de zero a seis anos - NEPE/IE/FURG e do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura e Escrita e dos livros escolares- Hisales/FaE/UFPEL.

Caroline Braga Michel, UFPel

Pós-Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação. Integrante do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE) e do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES).

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