A articulação teoria-prática na formação inicial do professor alfabetizador

Francisca Mônica Silva da Costa, Janaína Luiza Moreira de Castro, Adriana Leite Limaverde Gomes

Resumo


Este texto analisa a articulação teoria/prática na formação de professores alfabetizadores, por meio da pesquisa qualitativa de um estudo de caso realizado com alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na disciplina Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas do ensino de Língua Portuguesa no ciclo de alfabetização. Para isso, utilizamos a entrevista semiestruturada e a observação participante, com as quais constatamos que tal articulação, assim como a metodologia utilizada na disciplina, contribuem para uma sólida base teórica e conceitual dos professores alfabetizadores, preparando-os para os desafios da prática pedagógica.


Palavras-chave


Alfabetização, Professor alfabetizador, Relação teoria e prática

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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16650

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