TRAJETÓRIA E MEMÓRIA DA PROFESSORA MARIA GERSY HÖHER THIESEN: DOCÊNCIA E O ENSINO RURAL -- NOVO HAMBURGO/RS (1942-1969)

José Edimar de Souza

Resumo


O presente estudo tem por objetivo desdobrar fatos em torno da trajetória de uma professora cuja docência ocorreu em Novo Hamburgo - RS, entre 1942-1969. O contexto em que as memórias emergem diz respeito à relação que se estabelece com a realidade no processo de reconstrução de fragmentos da história do ensino rural nesse município. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza metodologia da história oral valendo-se de entrevistas semi-estruturadas. O referencial teórico fundamenta-se na perspectiva da história cultural. As memórias dessa professora permitiram conhecer um pouco sobre os primórdios da escola pública enfatizando a presença das “Aulas Públicas”.


Palavras-chave


Memórias de professores. Ensino rural. Prática docente multisseriada.

Texto completo:

PDF

Referências


ARENDT, Isabel. Educação, religião e Identidade étnica: o Allgemeine Lehrerzeitung e a escola evangélica no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Oikos, 2008.

ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Vozes esquecidas em horizontes rurais: histórias de professores. 2001. 241 f. (Dissertação de Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2001.

CERTAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2011.

CORSETTI, Berenice. A Análise documental no contexto da metodologia qualitativa: uma abordagem a partir da experiência de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. UNISINOS, Revista. Vol. 1, n. 1: p. 32-46, janeiro. 2006.

CHARTIER, Roger. À Beira da Falésia. A história entre certezas e inquietude. Porto alegre: Editora da Universidade, UFRGS, 2002.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1667

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



    


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.