Práticas alfabetizadoras contadas pelo "armário secreto" de uma professora experiente

Conteúdo do artigo principal

Taís Aparecida de Moura

Resumo

Neste trabalho, o objetivo é analisar as práticas de alfabetização de uma professora experiente em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa qualitativa teve como instrumentos a observação em sala de aula e entrevista. Os dados foram organizados no eixo temático “A natureza do processo de alfabetização” e analisados em três categorias: concepção de alfabetização; escolha dos métodos de alfabetização; saberes docentes para alfabetizar. Contudo, os resultados revelam o quão complexo é ensinar a leitura e a escrita. Mas também se revelou que, para compreendermos esse objeto de estudo, é preciso ver nas entrelinhas e, portanto, descobrimos que o “armário secreto” de uma docente tem muito a nos contar sobre como estão sendo constituídas práticas alfabetizadoras.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Taís Aparecida de Moura, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda pelo programa de Pós-graduação em Educação. Mestra em Educação Escolar pela UNESP, câmpus de Araraquara/SP e professora na Educação Infantil.

Referências

ALMEIDA, L. C. Saberes e práticas de uma professora alfabetizadora bem-sucedida. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara 2013.

BARBOSA, V. R. Estudo comparativo entre as concepções teóricas e a prática de professores alfabetizadores. 2008. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

BOGDAN, R. BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Lisboa: Porto Editora, 1994.

CARVALHO, M. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 5. ed. -- Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. UNIJUI, 1998.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre, Artmed, 2009.

GIMENO SACRISTÁN, J. Os professores como planejadores. In: GIMENO SACRISTÁN, J.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. São Paulo: Artmed, 1998, p.271-293.

______. O currículo na ação: a Arquitetura da Prática. In: GIMENO SACRISTÁN, J. O Currículo uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000, p. 201-280.

GONÇALVES, J. A. M. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, A. (org.) Vidas de Professores. 2.ed. Porto: Porto Editora, 2000, p. 141-197.

GUARNIERI, M. R. Tornando-se professor: o início na carreira docente e a consolidação da profissão. 1996. 157 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1996.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.) Vidas de Professores. 2.ed. Porto: Porto Editora, 2000, p.31-78.

LOUREIRO, M. I. O desenvolvimento da carreira dos professores. In: ESTRELA, Maria T. Viver e construir a Profissão Docente. Porto: Porto Editora, 1997, p. 117-159.

MOLINARI, S. G. S. Escolhas didáticas de uma professora alfabetizadora. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

MOURA, T. A.; SILVA, G. P. Desenvolvimento profissional docente, PIBID e bonecas russas. Anais do II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educação: “por uma revolução no campo da formação de professores”, realizado de 7 a 9 de abril de 2014, p. 377-383.

NETO, O. Z. Tempo e saberes: a constituição do professor experiente em matemática. 2009. 232 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2009.

PIENTA, A. C. G. Aprendendo a ser professor: dificuldades e iniciativas na construção da práxis pedagógicas do professor iniciante. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007.

SOARES, M. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, nº 25, p.05-17, abr./2004a. Disponível em: http://scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 22 ago. 2014.

______. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. 8.reimpr. - Belo Horizonte: Autêntica, 2004b.