Resumo
O conhecimento evolutivo constitui um dos fundamentos para a tomada de decisão em questões sociocientíficas relevantes, incluindo problemas socioambientais. Aplicamos um questionário, construído e validado por nós, a 158 estudantes do ensino médio de três escolas públicas do estado da Bahia para investigar a mobilização do conhecimento evolutivo na tomada de decisão em questões socioambientais. Os resultados mostram a dificuldade dos estudantes na aplicação do conhecimento evolutivo em tais questões, indicando a importância de maior investimento no ensino de evolução no nível médio, de modo a promover melhor aprendizagem de evolução e de sua relação com questões sociocientíficas.Referências
ALTERS, B. J.; NELSON, C. E. Perspective: Teaching evolution In higher education. Evolution. v. 56, n. 10, p. 1891-1901, 2002.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Educação CTS: articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS. Anais do V Encontro Iberoamericano sobre Las Relaciones CTS em La Educación Científica. Málaga. p. 1-7, 2006.
AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo “paradigma”? Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 1, p. 1-15. 2003.
AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001.
BIZZO, N. M. V. From Down House landlord to Brazilian high school students: What has happened to evolutionary knowledge on the way. Journal of Research in Science Teaching, v. 31, n. 5, p. 537-556, 1994.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2013 Revista Contemporânea de Educação
