DIDÁTICA RECREATIVA MATEMÁTICA: ENSINO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DA COMUNIDADE

Alice Maria Correa Medina

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar o projeto desenvolvido com crianças da 2ª série do ensino fundamental em Brasília - DF, chancelado pela Universidade Católica de Brasília. Propõe-se a discutir as atividades desenvolvidas com crianças juntamente com outros
estudos utilizando brincadeiras e atividades corporais. A metodologia foi baseada em jogos e brincadeiras, relacionando o conteúdo matemático da multiplicação com o contexto das crianças. Os resultados foram positivos durante e ao final do semestre letivo, concluindo-se que as atividades corporais favorecem ações integradas, promovendo uma construção
significativa do conhecimento matemático de forma mais prazerosa e efetiva pelas crianças.

Palavras-chave


Criança; Brincadeira; Matemática.

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

CASTRO, Ana; GONÇALVES, Amália; CAETANO. Francisca; SOUZA, Luiza. Brincando e aprendendo saúde. Texto & contexto enfermagem; 7(3), p. 85-95, set-dez, 1998.

CERISARA, Ana. Beatriz. De como o Papai do Céu, o Coelhinho da Páscoa, os anjos e o Papai Noel foram viver juntos no céu. Em T. M. Kishimoto (Org.), O brincar e suas teorias (pp.123-138). São Paulo: Pioneira-Thomson Learning, 2002.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Jogos e Brincadeiras. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade (coords.) Educação Física

na Escola: Implicações para a prática pedagógica. - [reimpr.]. -- Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

FERREIRA NETO, Amarílio. Motricidade e Jogo na Infância. Rio de Janeiro: Sprint, 2ªed., p. 149, 1999.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i14.1678

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.