UMA ESCOLA NORMAL, UMA “ESCOLA DE TRABALHO”

Tereza Fachada Levy Cardoso

Resumo


Este artigo apresenta contribuições que a Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz trouxe ao debate da década de 1920, para questões como a educação feminina, a educação profissional e a valorização da profissão docente. As principais fontes foram os relatórios produzidos pela diretoria para o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio ao qual se subordinava. Demonstram seu alinhamento com as ideias da Escola Nova, com a teoria desenvolvimentista, que apostava na indústria como geradora de progresso, na necessidade de se valorizar o docente do ensino profissional, além de destacar a relevante contribuição das mulheres no mercado de trabalho.

Palavras-chave


História da profissão docente, História da educação profissional, políticas públicas.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1686

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RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

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