UMA ESCOLA NORMAL, UMA “ESCOLA DE TRABALHO”
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

História da profissão docente
História da educação profissional
políticas públicas.

Resumen

Este artigo apresenta contribuições que a Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz trouxe ao debate da década de 1920, para questões como a educação feminina, a educação profissional e a valorização da profissão docente. As principais fontes foram os relatórios produzidos pela diretoria para o Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio ao qual se subordinava. Demonstram seu alinhamento com as ideias da Escola Nova, com a teoria desenvolvimentista, que apostava na indústria como geradora de progresso, na necessidade de se valorizar o docente do ensino profissional, além de destacar a relevante contribuição das mulheres no mercado de trabalho.
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1686
PDF (Português (Brasil))

Citas

ARQUIVO DO CEFET-RJ. Fundos Wenceslau Braz. Relatórios referentes aos anos de 1924 a 1927. CX: 66.2.2.

AZEVEDO, Fernando. Novos Caminhos e novos fins. A nova política de educação no Brasil. São Paulo: Melhoramentos, 1931.

CARDOSO, Tereza Fachada Levy. A Formação Docente na Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz (1917-1937). In: Anais do I Congresso Brasileiro de História da Educação. Rio de Janeiro: SBHE, 2000, CD ROM.

CARDOSO, Tereza Fachada Levy. A Formação de Professores Para O Ensino Técnico: o Lugar das Oficinas

emininas na Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz. In: Anais do II Brasileiro de História da Educação. Rio de Janeiro: SBHE, 2002, CD ROM.

CARDOSO, Tereza Fachada Levy. Reformas do Ensino Profissional na Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz. 1927-1935. In: Anais do IV Congresso Brasileiro de História da Educação.

Rio de Janeiro: SBHE, 2006. CD ROM

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).