A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO FLUMINENSE E O CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI (CEN) DOS ANOS DE 1960-1970: O PAPEL DE ARMANDO HILDEBRAND E MYRTHES WENZELL

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Resumo


Este trabalho examina os anos de 1960-1970 no tocante à Educação Fluminense. Tomamos como base o Centro Educacional de Niterói (CEN). Analisamos o CEN a partir de ocumentos a seu respeito e publicações acadêmicas e científicas sobre esta instituição. Assim, a posicionamos em relação às escolas de excelência, utilizando como foco privilegiado a atuação de Armando Hildebrand e Myrthes Wenzel, que eram neste período duas figuras de relevo na política educacional brasileira. Ao final, destacamos o seu papel na construção de uma visão particular de excelência, ao mesmo tempo vemos na atuação destes agentes uma perspectiva administrativa peculiar nesta época.

Palavras-chave


Educação Fluminense, História das Instituições Educacionais, Centro Educacional de Niterói.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ensino Médio por município, 1964-1965. Documento do Serviço de Estatística do Ministério da Educação e Cultura / IBGE. Brasília, 1965.

BOURDIEU, Pierre. A gênese dos conceitos de habitus e campo. In: BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro, 2001-a: Bertrand Brasil. p. 59 -74.

BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. California, EUA, 2001-b: Stanford University Press.

DEWEY, John. Vida e Educação. Rio de Janeiro, 1978: Melhoramentos.

LOBO, Yolanda. D. MYRTHES: A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA FUSÃO. II Congresso Brasileiro de História da Educação. Natal, UFRN: 2002. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema4/0480.pdf (consultado em 10/08/2009).

LOURENÇO FILHO, Manuel Bergstrom, HILDEBRAND, Armando. Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, Brasília, v. 81, n. 198, p.342-346, maio/ ago. 2000.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1694

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.