A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO FLUMINENSE E O CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI (CEN) DOS ANOS DE 1960-1970: O PAPEL DE ARMANDO HILDEBRAND E MYRTHES WENZELL
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

Educação Fluminense
História das Instituições Educacionais
Centro Educacional de Niterói.

Résumé

Este trabalho examina os anos de 1960-1970 no tocante à Educação Fluminense. Tomamos como base o Centro Educacional de Niterói (CEN). Analisamos o CEN a partir de ocumentos a seu respeito e publicações acadêmicas e científicas sobre esta instituição. Assim, a posicionamos em relação às escolas de excelência, utilizando como foco privilegiado a atuação de Armando Hildebrand e Myrthes Wenzel, que eram neste período duas figuras de relevo na política educacional brasileira. Ao final, destacamos o seu papel na construção de uma visão particular de excelência, ao mesmo tempo vemos na atuação destes agentes uma perspectiva administrativa peculiar nesta época.
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1694
PDF (Português (Brasil))

Références

BRASIL. Ensino Médio por município, 1964-1965. Documento do Serviço de Estatística do Ministério da Educação e Cultura / IBGE. Brasília, 1965.

BOURDIEU, Pierre. A gênese dos conceitos de habitus e campo. In: BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro, 2001-a: Bertrand Brasil. p. 59 -74.

BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. California, EUA, 2001-b: Stanford University Press.

DEWEY, John. Vida e Educação. Rio de Janeiro, 1978: Melhoramentos.

LOBO, Yolanda. D. MYRTHES: A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA FUSÃO. II Congresso Brasileiro de História da Educação. Natal, UFRN: 2002. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema4/0480.pdf (consultado em 10/08/2009).

LOURENÇO FILHO, Manuel Bergstrom, HILDEBRAND, Armando. Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, Brasília, v. 81, n. 198, p.342-346, maio/ ago. 2000.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).