A FORMAÇÃO DO CAMPO MILITAR E EDUCACIONAL A PARTIR DOS CONCEITOS DE CAMPO E HABITUS

José Antonio Sepulveda

Resumo


O objetivo deste texto é demonstrar o uso dos conceitos de campo e habitus de Pierre Bourdieu na compreensão dos campos militar e educacional no Brasil. O texto está dividido em duas partes. A primeira, com ênfase no campo militar, e a segunda, com ênfase no campo educacional. Este trabalho foi construído a partir de fontes secundárias. Concluiu-se que o campo militar do final do século XIX reconheceu a fragilidade do campo educacional no Brasil, por isso se empenhou na construção de um modelo para sua própria formação que rompesse com a tradição personalista das Forças Armadas.

Palavras-chave


Educação, militares, campo e habitus.

Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Fernando de. A Cultura Brasileira. São Paulo: Melhoramentos -- USP, 1971.

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BOURDIEU, Pierre. Os Usos Sociais da Ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu Entrevistado por Maria Andréa Loyola. Rio de Janeiro: ed Uerj, 2002.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: DIFEL, 1989.

CARVALHO, José Murilo de. Quando a Farda é um Fardo. Revista de História da Biblioteca Nacional n. 47. Rio de Janeiro: agosto de 2009.

CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade Temporã: O Ensino Superior: da colônia à era Vargas. São Paulo: UNESP, 2007.

CUNHA, Luiz Antônio. Educação, Estado e Democracia no Brasil. São Paulo: Cortez; Niterói, RJ: UFF; Brasília, DF: FLACSO do Brasil, 2005.

FARIA FILHO, Luciano Mendes. Instrução Elementar no Século XIX. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 Anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.20500/rce.v8i16.1705

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.