HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REFLEXÕES SOBRE AS TRAJETÓRIAS FORMATIVAS

Conteúdo do artigo principal

Fabiana Ritter Antunes
Julia Bolsoni
Hugo Norberto Krug

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo a aproximação com duas histórias de vida permeando os processos formativos ao longo da carreira docente de duas professoras de Educação Física. A metodologia empregada neste artigo foi abordagem qualitativa a qual abre espaços para uma investigação flexível, utilizamos, também, a abordagem (auto)biográfica como método de pesquisa, trabalhando com relatos (auto)biográficos escritos. Assim, como considerações finais o processo de (re)memoralização realizado pelas professoras de Educação Física nos possibilitou conhecer um pouco de como suas práticas reflexivas e formativas foram sendo construídas e costuradas ao longo de suas trajetórias de vida pessoal e profissional.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ABRAHÃO, M.H.M.B. As narrativas de si ressignificadas pelo emprego do método autobiográfico. In: ABRAHÃO, M.H.M.B.; SOUZA, E.C. de (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.

ANTUNES, H.S. Ser aluna, ser professora: uma aproximação das significações sociais instituídas e instituintes construídas ao longo dos ciclos de vida pessoal e profissional, 2001. Tese (Doutorado em Educação) -- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

ANTUNES, H.S. Relatos autobiográficos: uma possibilidade para refletir sobre as lembranças escolares das alfabetizadoras. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, v.32, n.1, 2007.

ANTUNES, H.S. Ser aluna, ser professora: uma aproximação das significações sociais instituídas e instituintes construídas ao longo dos ciclos de vida pessoal e profissional. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011.

BARCELOS, V.; FRIEDBEIN, M. A leitura e a escrita na vida de professoras: do vivido, do aprendido e do ensinado. In: ANTUNES, H.S.; BARCELOS, V. (Orgs.). Alfabetização, letramento e leitura: territórios formativos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 4. ed. Porto: Porto Editora, 1994.

BORGES, C.M.F. O professor de Educação Física e a construção do saber. Campinas: Papirus, 1998.