Estágio em ocupação estudantil: experiências na formação docente de Geografia

Autores

  • Larissa Lima de Souza SEEDUC- RJ (Docente I de Geografia)

DOI:

https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.17102

Palavras-chave:

Estágio curricular, Formação de professores de Geografia, Ocupação Estudantil.

Resumo

A estratégia espacial de ocupação estudantil de unidades escolares da rede estadual de ensino (RJ) nos convida a repensar tanto a Educação Pública num sentido amplo, quanto a formação de professores e o significado atribuído ao estágio curricular nos cursos de Licenciatura. O presente artigo, nesse sentido, se debruça sobre reflexões geradas e problematizadas em nossa práxis educativa ao longo de uma experiência de estágio supervisionado coletivo desenvolvida, em 2016, por licenciandos do curso de Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) na ocupação do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (OcupaIEPIC), colégio da rede estadual localizado no município de Niterói.

Biografia do Autor

Larissa Lima de Souza, SEEDUC- RJ (Docente I de Geografia)

Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). No Ensino Superior, atuou como professora assistente das disciplinas de Pesquisa e Prática de Ensino de Geografia na Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculadas à Faculdade de Educacão. Atualmente, é pós-graduanda em Ensino de História da África (Colégio Pedro II) e atua como professora de Geografia na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. 

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Publicado

2018-12-12