ALTHUSSER, EDUCAÇÃO, ESTADO E (RE)PRODUÇÃO.

José Luís Schifino Ferraro

Resumo


A partir da obra intitulada “Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado” de Louis Althusser, o objetivo deste texto é discutir a lógica de produção e reprodução dos meios de produção na sociedade capitalista a partir do papel desempenhado pelos aparelhos ideológicos de Estado, dentre os quais se destaca a escola. É principalmente na instituição escolar, que se observa uma maior contribuição para a manutenção de uma educação que tem essencialmente reproduzido elementos da organização social vigente: a divisão técnica do trabalho, a luta de classes, a hegemonia ideológica das classes dominantes e suas práticas educativas mascaradas por uma falsa impressão de neutralidade.

Palavras-chave


Louis Althusser; educação; reprodução.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. 3. ed. Lisboa: Presença, 1980.

ALTHUSSER, Louis. Sobre a reprodução. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BERNARDINO, Paulo Augusto Bandeira. Estado e Educação em Louis Althusser: implicações nos processos de produção e reprodução social do conhecimento. 2010. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

PRATA, Maria Regina dos Santos. A produção da subjetividade e as relações de poder na escola: uma reflexão sobre a sociedade disciplinar na configuração social da atualidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, abr. 2005.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v9i17.1712

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.