ALTHUSSER, EDUCAÇÃO, ESTADO E (RE)PRODUÇÃO.
PDF

Palavras-chave

Louis Althusser
educação
reprodução.

Resumo

A partir da obra intitulada “Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado” de Louis Althusser, o objetivo deste texto é discutir a lógica de produção e reprodução dos meios de produção na sociedade capitalista a partir do papel desempenhado pelos aparelhos ideológicos de Estado, dentre os quais se destaca a escola. É principalmente na instituição escolar, que se observa uma maior contribuição para a manutenção de uma educação que tem essencialmente reproduzido elementos da organização social vigente: a divisão técnica do trabalho, a luta de classes, a hegemonia ideológica das classes dominantes e suas práticas educativas mascaradas por uma falsa impressão de neutralidade.
https://doi.org/10.20500/rce.v9i17.1712
PDF

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. 3. ed. Lisboa: Presença, 1980.

ALTHUSSER, Louis. Sobre a reprodução. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BERNARDINO, Paulo Augusto Bandeira. Estado e Educação em Louis Althusser: implicações nos processos de produção e reprodução social do conhecimento. 2010. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

PRATA, Maria Regina dos Santos. A produção da subjetividade e as relações de poder na escola: uma reflexão sobre a sociedade disciplinar na configuração social da atualidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, abr. 2005.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).