ALTHUSSER, EDUCAÇÃO, ESTADO E (RE)PRODUÇÃO.
PDF

Palavras-chave

Louis Althusser
educação
reprodução.

Como Citar

Ferraro, J. L. S. (2014). ALTHUSSER, EDUCAÇÃO, ESTADO E (RE)PRODUÇÃO. Revista Contemporânea De Educação, 9(17), 4–23. https://doi.org/10.20500/rce.v9i17.1712

Resumo

A partir da obra intitulada “Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado” de Louis Althusser, o objetivo deste texto é discutir a lógica de produção e reprodução dos meios de produção na sociedade capitalista a partir do papel desempenhado pelos aparelhos ideológicos de Estado, dentre os quais se destaca a escola. É principalmente na instituição escolar, que se observa uma maior contribuição para a manutenção de uma educação que tem essencialmente reproduzido elementos da organização social vigente: a divisão técnica do trabalho, a luta de classes, a hegemonia ideológica das classes dominantes e suas práticas educativas mascaradas por uma falsa impressão de neutralidade.
https://doi.org/10.20500/rce.v9i17.1712
PDF

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. 3. ed. Lisboa: Presença, 1980.

ALTHUSSER, Louis. Sobre a reprodução. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

BERNARDINO, Paulo Augusto Bandeira. Estado e Educação em Louis Althusser: implicações nos processos de produção e reprodução social do conhecimento. 2010. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

PRATA, Maria Regina dos Santos. A produção da subjetividade e as relações de poder na escola: uma reflexão sobre a sociedade disciplinar na configuração social da atualidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, abr. 2005.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Revista Contemporânea de Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.