AFINAL, O QUE É EDUCAÇÃO INTEGRAL?

Conteúdo do artigo principal

Simone Freire Paes Pestana

Resumo

O que é Educação Integral? Eis uma pergunta que não se responde fácil e prontamente. Pode-se dizer, como princípio de explicação, que Educação Integral é um ato de educar voltado para a integralidade da formação do sujeito, o que nos remete em última instância a outra embaraçosa e infalível pergunta: nesse sentido, toda educação não deveria ser integral? Visando compreender a complexidade que envolve essa categoria de análise, pretendemos realizar uma revisão bibliográfica sobre os estudos que se dedicaram a investigá-la, identificando possíveis ambiguidades e estereótipos que a cercam. Para tanto, primeiramente construímos um panorama que contempla estudos sobre a educação integral, realizando um apanhado de sua constituição histórica e de sua consolidação como política pública, no Brasil.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Simone Freire Paes Pestana, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialista em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduada em Letras com habilitação em Português e Espanhol pela Universidade Castelo Branco (UCB). Atuou como professor II na rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu. Atualmente, é Técnica em Assuntos Educacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participa do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI). Tem experiência nas áreas de Educação e Letras, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Integral e Letramento.

Referências

ALGEBAILE, E. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

BOMENY, H. A escola no Brasil de Darcy Ribeiro. Em Aberto, Brasília, DF, v. 22, n. 80, p.109-120, abr. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação.Portaria Normativa Interministerial n° 17.Brasília, DF, 2007.

CARVALHO, M. C. B. O lugar da educação integral na política social. Cenpec, São Paulo,n.02, p. 7-11, 2006.

CAVALIERE, A. M. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 28, n. 100, p. 1015-1035, out. 2007.