Alfabetização inicial e continuada: oralidade, leitura, escrita e análise linguística

Conteúdo do artigo principal

Ludmila Thomé de Andrade

Resumo

Neste texto pretendemos refletir acerca do ensino de língua portuguesa, mais especificamente do ensino da língua escrita no processo de alfabetização, buscando delinear uma pauta para o ensino desta língua materna, que se inicia antes e continua depois do período escolar designado para a alfabetização do sujeito aprendente, indo além inclusive dos muros da escola. A partir dessa ideia, pensa-se no trabalho escolar com a língua realizado entre docentes e discentes correndo em três eixos: oralidade, leitura e escrita, as modalidades da linguagem verbal que têm suas especificidades, mas que, no trabalho de ensino da língua na escola e nos planejamentos de professores dos anos iniciais da Educação Básica, são naturalmente hibridizados.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ludmila Thomé de Andrade, Professor Titular de Formação de Professores - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Diplôme d'études approfondies (DEA/mestrado) em Analyse du Discours na Université Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1991) e doutorado em Sciences de L'Education na Université de Paris VIII (1996). Atualmente é Professora Titular de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2008/2009 fez um pós-doutorado na Universidade de Paris VIII, com Elisabeth Bautier, Equipe ESCOL. No mesmo período, desenvolveu atividades de pesquisa com Anne-Marie Chartier, no INRP. Em 2014, fez pós-doutorado na Unicamp, no Instituto de Estudos da Linguagem, com Raquel Salek Fiad. No campo da Educação atua em Formação de Professores, principalmente nos temas formação continuada, análise do discurso, alfabetização, letramento, escrita e leitura e ensino de língua materna.

Referências

ABAURRE, M. B. et al. Cenas de aquisição de escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1997.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.

BAKHTIN, M. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Ed. 34, 2013.

BATISTA, A. A. Alfabetização, leitura e ensino de português: desafios e perspectivas curriculares. Revista Contemporânea de Educação, n. 12, p. 246-272, 2011.

BUNZEN, C. dos S. Dinamicidade e eventos de letramento na sala de aula: reflexões sobre usos do caderno escolar. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL LETRAMENTO, CULTURA E ESCRITA, 5., 2014, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2014.

CORREA, M. L. G. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004. >. Acesso em: 13 jun. 2018.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

KATO, M. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, SP: Pontes, 2002.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura. Campinas, SP: Pontes, 1998.

KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 1996.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.