v. 14 n. 29 (2019): Universidade e pesquisa em educação: trajetórias e a construção de um campo de conhecimento
Universidade e pesquisa em educação: trajetórias e a construção de um campo de conhecimento

Editorial

Rodrigo Rosistolato
1-4
Editorial
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.25266
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.25266
Carmen Teresa Gabriel
5-9
Apresentação
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.24645
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.24645

Seção Especial

10-27
O fracionamento da Faculdade de Filosofia da UFRJ: entre o real e o presumido
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20561
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20561
28-53
Estratificação horizontal nas licenciaturas das instituições federais brasileiras
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.21995
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.21995
54-70
O futuro da universidade: O maior risco é não arriscar
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.21710
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.21710
71-95
Democratização da universidade pública e estudantes de primeira geração na UNESPAR
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20308
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20308
96-114
Investigación y políticas institucionales para la inclusión en la universidad
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20943
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20943
115-135
Ainda existe a Universidade? Um retrato da universidade hodierna
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20876
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20876
136-155
Vínculos en la universidad chilena: voces de docentes y académicos
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20374
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20374
156-174
Estudantes universitários: estratégias e procedimentos para a permanência
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20361
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20361
175-192
A cooperação Brasil e Angola por meio da pesquisa em Educação
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20853
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20853
193-207
Educação e modernização: a UFMG na trajetória de um projeto modernizante (1968-1974)
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.18426
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.18426
208-226
Autonomia universitária e liberdade acadêmica
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.23167
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.23167

Resenhas

Ana Angelita Rocha, Luciano Carlos Mendes de Freitas Filho
227-230
As narrativas biográficas dos professores e a disciplina escolar
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.12779
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.12779

Artigos

Ludmila Thomé de Andrade
231-247
Alfabetização inicial e continuada: oralidade, leitura, escrita e análise linguística
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.17132
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.17132
Lúcia Velloso Maurício
248-266
Ampliação da jornada escolar: planejamento e acaso, contexto nacional e local
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.18804
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.18804
Maria Amália Oliveira
267-286
Histórias EnCantadas: unindo turismo e educação em uma proposta de educação social
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20950
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20950
Wagner dos Santos, Ronildo Stieg, Mathews Costa Oliveira, Aline de Oliveira Vieira, Juliana Martins Cassani, Amarílio Ferreira Neto
287-308
Formação de professores em educação física e avaliação: saberes teóricos/práticos
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.19243
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.19243
António Luis Julião
309-328
Autonomia curricular do professor em Angola: limites, desafios e possibilidades
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.22155
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.22155
Soraya Franzoni Conde, Larissa do Livramento Pereira, Valéria Gontarczyk
329-344
Escolarização e trabalho infantojuvenil no Maciço do Morro da Cruz – Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20896
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20896
Alessandra Batista de Godoi Branco, Emerson Pereira Branco, Lilian Fávaro Algrâncio Iwasse, Lucila Akiko Nagashima
345-363
Urgência da reforma do Ensino Médio e emergência da BNCC
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.22187
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.22187