Educação e modernização: a UFMG na trajetória de um projeto modernizante (1968-1974)

Resumo

O discurso oficial, hoje, apresenta a Educação como a grande responsável pela modernização de nossas sociedades, por suas maiores ou menores possibilidades de integrarem-se ao mundo globalizado e à sociedade do conhecimento. Como esforço investigativo, problematizamos a relação entre Educação e Modernização na segunda metade do século XX, tensionada nas proposições reformistas que conduziram, na década de 1960, a reestruturação das universidades brasileiras. Tomamos como objeto de estudo o processo de criação e institucionalização dos programas de pós-graduação, ocorrido na Universidade Federal de Minas Gerais, por sintetizar duas grandes matrizes que marcaram o debate intelectual e acadêmico brasileiro nos anos de 1960: a da modernização e a do desenvolvimentismo.
https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.18426
PDF

Referências

DAROS, Maria das Dores. Desenvolvimentismo e políticas educativas no Brasil nos anos 1950-1960: transnacionalização e modernização. In: GIL, Natália, ZICA, Matheus da Cruz, FARIA FILHO, Luciano Mendes (orgs.). Moderno, Modernidade e modernização: a educação nos projetos de Brasil - sec XIX e XX. V. 1. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

_______. Desenvolvimentismo e transnacionalização na discussão educacional no Brasil nos anos de 1950 e 1960. In: CARVALHO, Marcus Vinicius, et al. Moderno, Modernidade e modernização. A educação nos projetos de Brasil séculos XIX e XX. v.4. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2016.

DIAS, Fernando Correia. Universidade Federal de Minas Gerais - Projeto Intelectual e Político. Editora UFMG, 1997.

LÜDKE, Menga. Influências cruzadas na constituição e na expansão do sistema de pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil. In: Revista Brasileira de Educação. set/out/Nov/dez. 2005. n. 30.

MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar. Rio de Janeiro, 2014.

PIMENTEL, Pedro Alan. CARDOSO, Sulênia Alves. A Reforma Universitária de 1968 49 anos depois: consequências ativas no ensino superior. In: Acta Historia Educere.v.7, n. 1. 2017.

SILVA, Iara Souto Ribeiro. Memórias sobre a UFMG: modernização e repressão durante a ditadura militar. Programa de Pós Graduação em História da UFMG, 2017. (Dissertação de mestrado)

UFMG. RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA UFMG. (1967, 1968, 1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1974). Biblioteca Universitária. (Coleção Memória Intelectual da UFMG).

_____. Coletânea de Resoluções -- 1969/1980. Belo Horizonte, 1981.

_____. Coordenação de Ensino e Pesquisa: Resoluções de 1969. Belo Horizonte, 1970.

VEIGA, Laura et al. UFMG: Trajetória de um projeto modernizante. Revista do Departamento de História. Dezembro de 1987.

XAVIER, Maria do Carmo. A educação no debate do desenvolvimento: as décadas de 1950 e 1960. In: GIL, Natália, ZICA, Matheus da Cruz, FARIA FILHO, Luciano Mendes (orgs.). Moderno, Modernidade e modernização: a educação nos projetos de Brasil - sec XIX e XX. V. 1. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).