Educação e modernização: a UFMG na trajetória de um projeto modernizante (1968-1974)

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João Victor da Fonseca Oliveira
Luciano Mendes de Faria Filho

Resumo

O discurso oficial, hoje, apresenta a Educação como a grande responsável pela modernização de nossas sociedades, por suas maiores ou menores possibilidades de integrarem-se ao mundo globalizado e à sociedade do conhecimento. Como esforço investigativo, problematizamos a relação entre Educação e Modernização na segunda metade do século XX, tensionada nas proposições reformistas que conduziram, na década de 1960, a reestruturação das universidades brasileiras. Tomamos como objeto de estudo o processo de criação e institucionalização dos programas de pós-graduação, ocorrido na Universidade Federal de Minas Gerais, por sintetizar duas grandes matrizes que marcaram o debate intelectual e acadêmico brasileiro nos anos de 1960: a da modernização e a do desenvolvimentismo.

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Biografia do Autor

João Victor da Fonseca Oliveira, UFMG

Graduando em História na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Pesquisador em Iniciação Científica na Faculdade de Educação da mesma Instituição.

Luciano Mendes de Faria Filho, Faculdade de Educação/UFMG. Professor Titular

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Ciências Aplicadas a Educação. 

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