Formação de professores em educação física e avaliação: saberes teóricos/práticos

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Wagner dos Santos
Ronildo Stieg
Mathews Costa Oliveira
Aline de Oliveira Vieira
Juliana Martins Cassani
Amarílio Ferreira Neto

Resumo

O presente artigo analisa o papel da formação de professores em Educação Física na constituição de corpus de saberes teóricos e práticos que fundamentam o ensino da avaliação em disciplinas específicas sobre o tema de sete universidades federais brasileiras. De natureza qualitativa e exploratória, possui a entrevista de grupo como instrumento para a produção de dados. A análise das fontes constituídas
por narrativas de 45 estudantes indicou: insuficiência de debates sobre práticas avaliativas; necessidade de experiências práticas com a avaliação; e a importância dos programas extracurriculares na formação inicial, com o intuito de produzir conhecimentos que ofereçam as bases para o futuro exercício da docência.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Wagner dos Santos, Professor Adjunto - Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - Vitoria, ES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é professor do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria), Coordenador do PIBID/Educação Física da Ufes e Subcoordenador do Programa de Formação Continuada de Professores e Pedagogas do Ensino Médio da Rede Estadual do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Estágio Supervisionado, Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação, prática de ensino, currículo e avaliação.

Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física EAD pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo, professor da rede municipal de Cariacica/ES. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). 

Mathews Costa Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Aluno do curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo e do curso de Pedagogia na Universidade de Uberaba.

Aline de Oliveira Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação (2001) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Aluna de doutorado do programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito, professora da rede municipal de Serra/ES. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA).

Juliana Martins Cassani, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Vila Velha (2011), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Aluna de doutorado do programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). 

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Professor do Curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). 

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