Urgência da reforma do Ensino Médio e emergência da BNCC

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Alessandra Batista de Godoi Branco
Emerson Pereira Branco
Lilian Fávaro Algrâncio Iwasse
Lucila Akiko Nagashima

Resumo

No contexto da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), este estudo qualitativo busca analisar, sustentado em pesquisa documental e bibliográfica, o processo de instituição dessas mudanças, com o objetivo de investigar para quê (formação ou profissionalização) e a quem servem. A BNCC e a Reforma centram-se na formação de competências, habilidades e aprendizagens. Essas alterações tendem a favorecer o aligeiramento na formação da educação básica e o esvaziamento do currículo, aumentando a dualidade na educação, enfatizando a profissionalização, alargando as diferenças sociais e condicionando (escolas, docentes e discentes) ao princípio da flexibilidade, atendendo aos interesses do capital, sobre os quais foram construídas.

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Artigos
Biografia do Autor

Alessandra Batista de Godoi Branco, Universidade Estadual do Paraná/Instituto Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Graduada em Pedagogia (FAFIPA). Pedagoga do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Paranavaí, Paraná, Brasil.

Emerson Pereira Branco, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. UNESPAR. Graduado em Ciências do Ensino Funadamental/Matemática (FAFIPA) Docente da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e atualmente no cargo de Diretor do Colégio Estadual São Vicente de Paula de Nova Esperança, Paraná, Brasil

Lilian Fávaro Algrâncio Iwasse, Professora município de Nova Esperança e da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR).

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus Paranavaí. Graduada em Pedagogia (FAFIPA). Professora município de Nova Esperança e da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR).

Lucila Akiko Nagashima, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/campus de Paranavaí).

Doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Química (UEM) Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar. Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/campus de Paranavaí).

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