Histórias EnCantadas: unindo turismo e educação em uma proposta de educação social

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Maria Amália Oliveira

Resumo

Este artigo tem como objetivo compartilhar os resultados de pesquisa inerentes aos temas Turismo e Educação. Neste sentido, apresenta o projeto de visitação Histórias EnCantadas que, elaborado em consonância com a perspectiva da Educação Social, buscou testar processos educativos mediados pelo deslocamento a locais de memória a fim de aferir a efetividade deste para educandos e educadores. A metodologia pautou-se em três etapas organizadas a partir de pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo para a elaboração do circuito e observação participante, técnica utilizada durante os encontros nas escolas e acompanhamento das visitas. Os resultados parciais atestam que educandos e educadores se beneficiam deste tipo de atividade e, assim, consideramos reunir elementos para futuras reflexões acerca das possibilidades de promoção da cidadania através de projetos voltados para a Educação Social.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Amália Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutora em Antropologia

Departamento de Turismo e Patrimônio

Programa de Pós Graduação em Memória Social

Programa de Pós Graduação em Ecoturismo e Conservação

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