Escolarização e trabalho infantojuvenil no Maciço do Morro da Cruz – Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Conteúdo do artigo principal

Soraya Franzoni Conde
Larissa do Livramento Pereira
Valéria Gontarczyk

Resumo

A relação entre o trabalho precoce e a escolarização ainda é um tema central para pensar a equidade e a permanência de jovens no processo de escolarização no Brasil. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a relação entre o trabalho infantojuvenil e a escolarização de estudantes matriculados em 10 escolas
localizadas no Maciço do Morro da Cruz, território precário e periférico da ilha de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Foi realizada análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos e Planos de Gestão das escolas participantes e, para isso, utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário, entrevistas com grupos focais com crianças, adolescentes e jovens que começaram a trabalhar precocemente e observações diretas registradas em diário de campo. Os dados foram tabulados e analisados à luz das seguintes categorias: escolarização, trabalho, classe social, infância e juventude. Considera-se que parte dos estudantes abandonam ou se afastam sazonalmente da escola em função da necessidade precoce de trabalhar, fato esse que está entre os principais fatores que geram evasão e abandono escolar.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Soraya Franzoni Conde, Universidade Federal de Santa Catarinas

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSC. Doutora em Educação.

Larissa do Livramento Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Educação na UFSC

Valéria Gontarczyk, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista de Iniciação Científica Voluntária UFSC e Graduanda em História na UFSC

Referências

CONDE, S. F. A. Escola e a exploração do trabalho infantil na fumicultura catarinense. Florianópolis, SC: Em Debate, 2016.

DANTAS, J. Projeto histórico e construção curricular: a experiência social do fórum do Maciço do Morro da Cruz. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 88, n. 218, p. 122-39, jan./abr. 2007. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.88i218.767

FONTES, V. Capitalismo em tempos de uberização: do trabalho ao emprego. Marx e o Marxismo, Rio de Janeiro, v. 5, n. 8, p. 45-67, jan./jun. 2018.

FORACCHI, M. A. A juventude na sociedade moderna. São Paulo, SP: Pioneira, 1977.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA – IBGE. Censo demográfico 2010. Brasília, DF, 2010. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm>. Acesso em: 10 mar. 2018.

MARCASSA, L. P. Juventude pobre e escolarização: relações com a escola e a cultura em territórios de precariedade. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.

MARX, K. O capital. São Paulo, SP: Nova Cultural, 1988.

MARX, K. Trabalho assalariado e capital. In: MARX, K.; ENGELS, F. (Orgs.). Obras escolhidas em três tomos. Lisboa: Avante, 2006.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. 7. ed. São Paulo, SP: Hucitec, 1989.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT. Uma aliança global contra o trabalho forçado. Genebra, 2005. Disponível em: <http://reporterbrasil.org. br/documentos/relatorio_global2005.pdf>. Acesso em: 6 out. 2016.

RUBIN, I. I. A teoria marxista de valor. São Paulo, SP: Polis, 1987

SANTOS, J. L. Trabalho infantil no espaço doméstico: exploração oculta. O Social em Questão, v. 19, n. 35, p. 149-70, fev. 2016.