Escolarização e trabalho infantojuvenil no Maciço do Morro da Cruz – Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Abstract

A relação entre o trabalho precoce e a escolarização ainda é um tema central para pensar a equidade e a permanência de jovens no processo de escolarização no Brasil. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a relação entre o trabalho infantojuvenil e a escolarização de estudantes matriculados em 10 escolas
localizadas no Maciço do Morro da Cruz, território precário e periférico da ilha de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Foi realizada análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos e Planos de Gestão das escolas participantes e, para isso, utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário, entrevistas com grupos focais com crianças, adolescentes e jovens que começaram a trabalhar precocemente e observações diretas registradas em diário de campo. Os dados foram tabulados e analisados à luz das seguintes categorias: escolarização, trabalho, classe social, infância e juventude. Considera-se que parte dos estudantes abandonam ou se afastam sazonalmente da escola em função da necessidade precoce de trabalhar, fato esse que está entre os principais fatores que geram evasão e abandono escolar.

https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.20896
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