A cooperação Brasil e Angola por meio da pesquisa em Educação

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Isael de Jesus Sena
Marcelo Ricardo Pereira
Maria de Fátima Cardoso Gomes

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir sobre o processo de implementação do LPPE (Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação) em Cabinda, Angola, e a sua contribuição para a formação de pesquisadores engajados em responder aos desafios daquela sociedade. Sob a perspectiva etnográfica contrastiva/interpretativa, e com base nas entrevistas episódicas realizadas com quatro professores, identificamos que os mesmos apostam na relevância da cooperação internacional, como meio de fomento às pesquisas e às publicações do laboratório. Acreditam também no potencial intelectual da formação de rede de colaboradores, decorrentes da mobilidade acadêmica, como contribuidor para o aperfeiçoamento das práticas em curso. Este estudo ratifica a importância de fortalecer o movimento de internacionalização de universidades brasileiras sempre no viés colaborativo, e nunca colonizador.

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Seção
Seção Especial
Biografia do Autor

Isael de Jesus Sena, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, em cotutela com a Université Paris 8 - Vincennes Saint Denis

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