Democratização da universidade pública e estudantes de primeira geração na UNESPAR

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Ricardo Fernandes Pataro

Resumo

O artigo apresenta pesquisa que traçou o perfil de estudantes dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Campus de Campo Mourão no período de 2015 a 2018. Foram aplicados questionários a alunos ingressantes e desenvolvidos grupos focais com duas turmas do curso de Pedagogia do campus. O objetivo foi conhecer o estudante que ingressa na instituição e compreender suas dificuldades. Basicamente, verificamos que 75% dos estudantes do campus são alunos de primeira geração – os primeiros de suas famílias a ingressarem no ensino superior –, apresentam lacunas na aprendizagem e dificuldades diversas. Concluímos destacando a importância de conhecer os novos grupos sociais que ingressam no ensino superior brasileiro para consolidar políticas de acesso e permanência à universidade pública brasileira.

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Seção Especial
Biografia do Autor

Ricardo Fernandes Pataro, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD - Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus Campo Mourão

Professor Adjunto B do Centro de Ciências Humanas e Educação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus de Campo Mourão). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2015), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001).

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