Resumo
Este estudo é parte da minha tese de doutorado e teve como objetivo compreender o projeto denominado Operação-Escola (OP), proposto no âmbito do Programa Estratégico do Desenvolvimento (PED), gestado no interior do Ministério do Planejamento e Coordenação Geral (Miniplan), e executado pelo INEP, bem como sua implicação nas políticas públicas para a educação no Brasil nesse período. Partimos de uma análise de documentos elaborados por órgãos que integraram o referido projeto governamental, e, a partir destes, procuramos caracterizar a Política Educacional Brasileira no contexto de aprofundamento das contradições inerentes ao modelo capitalista periférico-dependente adotado pelo Brasil nesta época. A partir das noções de planejamento e planificação econômica, podemos observar que a OP foi exemplar nas modificações que o país sofria no tocante à educação e, ao mesmo tempo, sua importância se dá principalmente pela mudança no acesso à escola com a expansão da matrícula para o cumprimento da obrigatoriedade legal prevista em lei.Referências
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BARBOSA, Rita de Cássia Ribeiro. Os Planos de Desenvolvimento e a Educação: de Juscelino Kubitschek ao regime militar. 2006. Tese (Doutorado em Educação) -- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas: 2006.
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BRASIL. Decreto n°63.258, de 19 de setembro de 1968. Dispõe sobre o projeto especial prioritário do Programa Estratégico para o Desenvolvimento, denominado “OperaçãoEscola”, Setembro de 1968.
BRASIL. Ministério do Planejamento e Coordenação Geral. PROGRAMA ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO (1968 - 1970). Área Estratégica IX -- Infra-estrutura social. Vol. I -- Educação e Recursos Humanos, Fevereiro de 1969 a.

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