PLANEJAMENTO OU PLANIFICAÇÃO EDUCACIONAL: O PROJETO DA OPERAÇÃO -- ESCOLA (1968-1970)

Cecilia Neves Lima

Resumo


Este estudo é parte da minha tese de doutorado e teve como objetivo compreender o projeto denominado Operação-Escola (OP), proposto no âmbito do Programa Estratégico do Desenvolvimento (PED), gestado no interior do Ministério do Planejamento e Coordenação Geral (Miniplan), e executado pelo INEP, bem como sua implicação nas políticas públicas para a educação no Brasil nesse período. Partimos de uma análise de documentos elaborados por órgãos que integraram o referido projeto governamental, e, a partir destes, procuramos caracterizar a Política Educacional Brasileira no contexto de aprofundamento das contradições inerentes ao modelo capitalista periférico-dependente adotado pelo Brasil nesta época. A partir das noções de planejamento e planificação econômica, podemos observar que a OP foi exemplar nas modificações que o país sofria no tocante à educação e, ao mesmo tempo, sua importância se dá principalmente pela mudança no acesso à escola com a expansão da matrícula para o cumprimento da obrigatoriedade legal prevista em lei.

Palavras-chave


Política Educacional, Planejamento Educacional, História da Educação

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Denysard; SAYAD João. (1975) O Plano Estratégico de Desenvolvimento -- 1968-1970. In: LAFER, Betty Mindlin. Planejamento no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1975.

BARBOSA, Rita de Cássia Ribeiro. Os Planos de Desenvolvimento e a Educação: de Juscelino Kubitschek ao regime militar. 2006. Tese (Doutorado em Educação) -- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas: 2006.

BRASIL. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Revista Documenta. Brasília, nº20, 1963.

BRASIL. Decreto n°63.258, de 19 de setembro de 1968. Dispõe sobre o projeto especial prioritário do Programa Estratégico para o Desenvolvimento, denominado “OperaçãoEscola”, Setembro de 1968.

BRASIL. Ministério do Planejamento e Coordenação Geral. PROGRAMA ESTRATÉGICO DE DESENVOLVIMENTO (1968 - 1970). Área Estratégica IX -- Infra-estrutura social. Vol. I -- Educação e Recursos Humanos, Fevereiro de 1969 a.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v9i17.1714

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.