LEITURA LITERÁRIA E PERFORMANCE: A POESIA EM CENA

Hélen Aparecida Queiroz

Resumo


RESUMO

 

 

A produção e a troca de sentidos que se estabelecem com a leitura literária extrapola a relação entre quem escreve e quem lê, dilatando-se e expandindo-se  para a atmosfera e esfera social. Nessa perspectiva, pensando sobre como a literatura se apresenta, se instaura e se aventura no tempo e espaço escolar, o interesse central deste trabalho é abordar a relação das crianças com a leitura literária em rodas de poesia compartilhada.

A partir da pesquisa-intervenção (Castro,2009), foram analisadas para este artigo alguns eventos de experimentação poética vivenciados por crianças de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no Rio de Janeiro. A reverberação do jogo literário nos participantes do grupo pesquisado ficou evidente em suas falas, gestos, desejos e interações, revelando o envolvimento com as experimentações poéticas e a produção de sentidos como desdobramento da aproximação com o universo da literatura.

Tendo como principais interlocutores Bakhtin (2003), Huizinga (2004), Zumthor (2010) -- autores que concebem a linguagem na sua dimensão expressiva e constituinte -- esta apresentação discute parte dos resultados da pesquisa Infância, linguagem e escola: das políticas de livro e leitura ao letramento literário de crianças de escolas fluminenses, desenvolvida no Laboratório de Linguagem, Literatura, Escrita e Educação-PPGE-UFRJ.

 

 


Palavras-chave


Leitura; Letramento literário; Poesia

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Ludmila Thomé e CORSINO, Patrícia. Critérios para a constituição de um acervo literário para as séries inicias do ensino fundamental: o instrumento de avaliação do PNBE. In: PAIVA, MARTINS, PAULINO, CORREA, VERSIANI (Orgs.) Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, Ceale, 2007.

BAKHTIN, Mickhail. Estética da Criação Verbal (trad. Paulo Bezerra). São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARROS, Manoel. Poeminhas pescados na fala de João. Rio de Janeiro: Record, 2001.

CAPPARELLI, Sérgio. 111 poemas para crianças. Porto alegre: L&PM, 2003.

CASTRO, L. R. Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Nau, 2009.

CORSINO, Patrícia. Literatura na Educação Infantil: possibilidades e ampliações. In: Literatura: ensino fundamental / coordenação Aparecida Paiva, Francisca Maciel, RildoCosson. -- Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v9i17.1717

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.