LEITURA LITERÁRIA E PERFORMANCE: A POESIA EM CENA
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v9i17.1717Palavras-chave:
Leitura, Letramento literário, PoesiaResumo
RESUMO
A produção e a troca de sentidos que se estabelecem com a leitura literária extrapola a relação entre quem escreve e quem lê, dilatando-se e expandindo-se para a atmosfera e esfera social. Nessa perspectiva, pensando sobre como a literatura se apresenta, se instaura e se aventura no tempo e espaço escolar, o interesse central deste trabalho é abordar a relação das crianças com a leitura literária em rodas de poesia compartilhada.
A partir da pesquisa-intervenção (Castro,2009), foram analisadas para este artigo alguns eventos de experimentação poética vivenciados por crianças de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no Rio de Janeiro. A reverberação do jogo literário nos participantes do grupo pesquisado ficou evidente em suas falas, gestos, desejos e interações, revelando o envolvimento com as experimentações poéticas e a produção de sentidos como desdobramento da aproximação com o universo da literatura.
Tendo como principais interlocutores Bakhtin (2003), Huizinga (2004), Zumthor (2010) -- autores que concebem a linguagem na sua dimensão expressiva e constituinte -- esta apresentação discute parte dos resultados da pesquisa Infância, linguagem e escola: das políticas de livro e leitura ao letramento literário de crianças de escolas fluminenses, desenvolvida no Laboratório de Linguagem, Literatura, Escrita e Educação-PPGE-UFRJ.
Referências
ANDRADE, Ludmila Thomé e CORSINO, Patrícia. Critérios para a constituição de um acervo literário para as séries inicias do ensino fundamental: o instrumento de avaliação do PNBE. In: PAIVA, MARTINS, PAULINO, CORREA, VERSIANI (Orgs.) Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, Ceale, 2007.
BAKHTIN, Mickhail. Estética da Criação Verbal (trad. Paulo Bezerra). São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARROS, Manoel. Poeminhas pescados na fala de João. Rio de Janeiro: Record, 2001.
CAPPARELLI, Sérgio. 111 poemas para crianças. Porto alegre: L&PM, 2003.
CASTRO, L. R. Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Nau, 2009.
CORSINO, Patrícia. Literatura na Educação Infantil: possibilidades e ampliações. In: Literatura: ensino fundamental / coordenação Aparecida Paiva, Francisca Maciel, RildoCosson. -- Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).