DEFININDO OBJETIVOS PRIORITÁRIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES

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Paulo César Gomes

Resumo

Este estudo se propõe a analisar os objetivos atribuídos ao Ensino de Ciências por professores atuantes no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Participaram desta pesquisa 63 professores, atuantes em escolas públicas municipais ou estaduais, de 16 cidades distintas do estado de São Paulo. Esses professores responderam a um questionário impresso. Utilizou-se a análise de conteúdo para sistematizar as informações obtidas. Conclui-se que de maneira geral os professores do Ensino Fundamental estabelecem as atitudes científicas, enquanto os do Ensino Médio indicam a compreensão do mundo, sua diversidade e preservação como principais objetivos para o Ensino de Ciências.

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Artigos
Biografia do Autor

Paulo César Gomes, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Bauru - SP (2010). Mestre em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Bauru - SP (2005). Graduação em Licenciatura em Ciencias Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Bauru - SP (2002). Professor Assistente Doutor no Departamento de Educação, Campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista - UNESP/IBB. Tem interesse em pesquisas na área de Formação de Professores e Metodologia do Ensino de Ciências. Contato: pcgomes21@gmail.com (Texto informado pelo autor)

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