DEFININDO OBJETIVOS PRIORITÁRIOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS: A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES

Paulo César Gomes

Resumo


Este estudo se propõe a analisar os objetivos atribuídos ao Ensino de Ciências por professores atuantes no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Participaram desta pesquisa 63 professores, atuantes em escolas públicas municipais ou estaduais, de 16 cidades distintas do estado de São Paulo. Esses professores responderam a um questionário impresso. Utilizou-se a análise de conteúdo para sistematizar as informações obtidas. Conclui-se que de maneira geral os professores do Ensino Fundamental estabelecem as atitudes científicas, enquanto os do Ensino Médio indicam a compreensão do mundo, sua diversidade e preservação como principais objetivos para o Ensino de Ciências.

Palavras-chave


Ensino de Ciências. Ensino Fundamental. Ensino Médio.

Texto completo:

PDF

Referências


ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M. da; VAROTTO, M. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.

BANET, E. Finalidades de la Educación científica en secundaria: opinióndelprofesorado sobre lasituaciónactual. Enseñanza de lasCiencias, v. 25, n. 1, 2007.

BARDIN, L. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BORGES, C. M. F. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM Editora, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:

Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. Brasília: MEC/SEF, 2000. 135p. Em web http://portal.ifrn.edu.br/campus/ipanguacu/biblioteca/diretrizes-curriculares-nacionais-parao-ensino-medio 2/at_download/file. Acesso em: 01.out.2014.




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v9i17.1719

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



    


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.