ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM E SEM INDÍCIOS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
PDF

Palavras-chave

TDAH
estratégias de aprendizagem
universitários

Resumo

O TDAH é uma desordem que pode afetar diferentes aspectos do desenvolvimento ao longo da vida. Considerando que tal transtorno pode interferir no desempenho acadêmico, esta pesquisa objetivou identificar as principais estratégias de aprendizagem utilizadas por universitários com e sem indícios de TDAH. A amostra contou com 202 estudantes de dois cursos de uma instituição de ensino superior de Vitória/ES. Os instrumentos utilizados foram a Escala Adult Self Report Scale e a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem. Os resultados apontaram incidência de 21,3% de alunos com indícios de TDAH e as estratégias utilizadas pelos dois grupos foram similares.
https://doi.org/10.20500/rce.v9i17.1720
PDF

Referências

AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM IV- TR, 4 th ed. rev.). Porto Alegre: Artmed, 2002.

ANDRADE, Cristiane Ruth Mendonça de et. al. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Revista Médica de Minas Gerais, v. 21, n. 4, p. 455-464, 2011.

ANDRADE, Ênio Roberto de; e SCHEUER, Claudia. Análise da eficácia do metilfenidato usando a versão abreviada do questionário de conners em transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 62, n. 1, p. 81-85, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DÉFICIT DE ATENÇÃO. Rio de Janeiro, 2004.

Disponível em: http://www.tdah.org.br/. Acesso em: 4 maio 2011.

AZAMBUJA, Luciana Schermann. Bateria neuropsicológica para adultos com TDAH. 1- 7. Disponível em http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0512.pdf, 2009. Acesso em: 1 setembro 2011.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).