Tramas instituintes do estágio supervisionado curricular no Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.17581

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, História da formação docente, legislação educacional

Resumo

O presente artigo é parte integrante do nosso projeto de pesquisa intitulado “Memórias do Estágio Supervisionado Curricular nas Licenciaturas em Ciências Humanas da UFES: O Instituinte e o Instituído”, que tem sua gênese em nossa própria forma(atua)ação docente. Objetivamos nesse artigo fazer um resgate histórico da institucionalização dos cursos de formação docente no Espírito Santo, abordando desde a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras até os dias atuais. E, ainda, envolver e entrelaçar, nessa tessitura, os fios da legislação educacional brasileira, no que tange à formação docente, especificamente à Prática de Ensino e ao Estágio Supervisionado Curricular. Nosso intuito será o de destacar rupturas, permanências e desafios postos pelos “instituintes” na formação de professores da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

Biografia do Autor

Vilmar Jose Borges, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto do Centro de Educação da UFES. Doutor em Educação Escolar. Linha de Pesquisa: História Oral, Formação Docente e Estágio Supervisionado Curricular.

Regina Celi Frechiani Bitte, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Adjunto do Centro de Educação da UFES. Doutora em Educação. Linha de Pesquisa: Educação para o Patrimônio, Formação Docente e Estágio Supervisionado Curricular

Downloads

Publicado

2018-12-12