O PROGRAMA “ESCOLAS DO AMANHÔ E A ESCOLA PÚBLICA PARA A CLASSE TRABALHADORA

Resumo

 O programa “Escolas do Amanhã” atende ao conjunto de crianças e jovens residentes de favelas e periferias e amplia o tempo da jornada escolar em atividades no seu contraturno. O artigo discute como o programa está estruturado para seus objetivos e, através de elementos trazidos da política de educação brasileira e de pesquisa de campo, entende que o tempo e o espaço escolar são organizados através de improvisos e o trabalho pedagógico é realizado de forma descoesa entre os turnos. Desse modo, o programa contribui em operar uma lógica de educação que se pauta em oferecer uma escola precarizada para a classe trabalhadora.

Palavras-chave: educação; classe trabalhadora; escola pública. 

https://doi.org/10.20500/rce.v10i20.1828
PDF

Referências

DURKHEIM, É. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DURKHEIM, É. Educação e Sociologia. 6 Ed. São Paulo: Melhoramentos, 1985.

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 7ª ed., São Paulo: Cortez, 2001.

LEHER, R. Educação no governo de Lula da Silva: a ruptura que não aconteceu. In: DOS AUTORES. Os anos Lula: contribuições para um balanço crítico 2003-2010. Rio de Janeiro: Garamond, p. 369-412, 2010.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I. 18ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

POCHMANN, Marcio. Nova classe média: o trabalho na base da pirâmide social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2012.

RUMMERT, S. M.; ALGEBAILE, E.; VENTURA, J. Educação e formação humana no cenário de integração subalterna no capital-imperialismo. In: SILVA, Mariléia M; EVANGELISTA, Olinda; QUARTIERO, Elisa M. Jovens, trabalho e educação: a conexão subalterna de formação para o capital. Campinas: Mercado das Letras, 2012.

RUMMERT, S. M. Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e combinado. Revista Brasileira de Educação, v.18, n.54, jul-set. 2013.

SILVA, B. Interesses, dilemas e implementação do Programa Mais Educação no Município de Maricá (RJ). Tese (Doutorado em Educação) -- Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, 2013.

WAISELFISZ, J. J. Mapa da violência 2013: homicídios e juventude no Brasil. Rio de Janeiro: FLACSO, CEBELA, 2013.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).