LUTAS PELO CORPO DESPORTIVO: EDUCAÇÃO FÍSICA E FUTEBOL EM PORTUGAL DURANTE O ESTADO NOVO

Nuno Domingos

Resumo


 Este texto procura pensar a relação do futebol com a educação do corpo em Portugal na primeira metade do século XX. O seu interesse maior é o de refletir sobre o modo como uma modalidade não ensinada no interior das instituições do Estado, ao contrário de outras práticas desportivas, construiu circuitos e espaços particulares da educação do corpo, assentes em saberes transmitidos por experiência prática depois debatidos em artigos de jornal e noutras publicações. Esta clandestinidade do futebol contribui durante décadas para que o jogo não fosse considerado uma atividade com bases científicas, mas apenas um jogo com uma interação relativamente pouco organizada. A recuperação das lógicas que presidiram à constituição do jogo como atividade específica é fundamental para perceber como os seus fundamentos estéticos e científicos se expandiram num contexto de lutas pelo seu significado.


Palavras-chave


corpo; desporto; futebol; política; Portugal; Estado Novo

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, A. Rebelo. O Futebol tornado perigo social. Lisboa: Tipografia de o Sport. 1928.

CARVALHO, Luís Miguel. Explorando as transferências educacionais nas primeiras décadas do século XX. Análise Social, vol, xl (176). 499-518. 2005.

CLAUSSEN, Detlev. Béla Guttmann. Uma lenda do futebol do século XX. São Paulo: Estação Liberdade, 2014.

COSTA, Vítor. O desporto e a sociedade em Portugal entre finais do século XIX e inícios do século XX. In NEVES, José e DOMINGOS, Nuno (orgs.) Uma História do Desporto em Portugal, vol 1. Lisboa: Quidnovi, 2011. 73-120.

CRESPO, Jorge. História da Educação Física em Portugal. Os antecedentes da criação do INEF. Ludens, vol.2, n.º1, 45-52. 1977.

DOMINGOS, Nuno. O gesto no jogo. In NEVES, José, DOMINGOS, Nuno (orgs.). A Época do Futebol. Lisboa: Assírio e Alvim: 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.20500/rce.v9i18.1854

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

         


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.