CORPO E EDUCAÇÃO: ALGUMAS QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS

Conteúdo do artigo principal

Fabio Zoboli
Felipe Quintão de Almeida
Miguel Angel García Bordas

Resumo

O artigo é um recorte de uma pesquisa teórica que investiga as relações entre corpo, epistemologia e educação. Parte da premissa de que o corpo tem, nos últimos anos, se apresentado como objeto de estudo na educação. Discorre sobre algumas problemáticas epistemológicas que interessam à reflexão sobre o corpo. São elas: os binarismos corpo/mente e natureza/cultura e o debate a respeito do “homem pós-orgânico”. Conclui ao apontar desafios para a educação.

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor do Departamento de Educação Física da UFS. Professor do programa de Pós-graduação em Educação da UFS. Doutor em Educação pela UFBA. Membro do grupo de pesquisa "corpo e governabilidade: política,cultura e sociedade".

Felipe Quintão de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES). Professor da Pós-graduação em Educação Física da UFES. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF).

Miguel Angel García Bordas, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Pós-Doutor em sociossemiótica pela Universidade Autônoma de Barcelona -- Espanha. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia -- UFBA.

Referências

ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a educação: epistemologia e didática. Piracicaba: Unimep, 1998.

BÁRTOLO, J. Corpo e sentido: estudos intersemióticos. Covilhã: Livros LabCom, 2007.

BRACHT, V. Educação Física e Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Unijui, 1999.

CONTRERAS, R.C. Ontología y epistemologia cyborg: representaciones emergentes del vínculo orgânico entre el hombre y la naturaleza. Revista Ibero Americana de ciência, tecnologia y sociedad, Buenos Aires, v. 7, n.19, p. 131-141, dez., 2011.

DOEL, M. Corpos sem órgãos: esquizoanálise e desconstrução. In: SILVA, T. T. (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 77-110.

EDUCAÇÃO E REALIDADE. Produção do corpo. Educação e Realidade. Rio Grande do Sul, v. 25, n. 2, jul/dez 2000.

EDUCAR EM REVISTA. Dossiê corporalidade e educação. Educar em Revista, Curitiba, n.16, 2000.