SOBRE INFÂNCIA E (IN)DISCIPLINA ESCOLAR: ALGUNS APONTAMENTOS

Melissa Probst, Joe Garcia

Resumo


Pautado na representação que os profissionais da educação tem de infância, escola e indisciplina, o presente texto é resultante de estudos bibliográficos. Pretende-se discutir aspectos das tramas de relações sociais e culturais que determinam as formas de praticar a ação pedagógica sobre o corpo infantil. Parte-se dos conceitos de “decalque” e “mapa” para pensar as formas pelas quais a criança é representada em contexto escolar. Acredita-se em oposição ao conceito de decalque, o de mapa permite perceber os seus movimentos e relações com e no mundo como construção que permite a sua experimentação, colocando em questão o estereótipo de indisciplina.


Palavras-chave


educação; infância; (in)disciplina.

Texto completo:

PDF

Referências


CÉSAR, Maria Rita de Assis. Corpo, escola, biopolítica e arte como resistência. Temas & matizes, Cascavel, v. 6, n. 11, p. 79-88, 2007.

CORAZZA, Sandra Mara. A educação no século XXI: desafio da diferença pura. Ariús, Campina Grande, v. 15, n. 1, p. 9-16, jan.-jun. 2009.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DONATELLI, Dante. Quem me educa?: a família e a escola diante da (in)disciplina. São Paulo: Arx, 2004.

ESTRELA, Maria Teresa. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. Porto: Porto Editora, 1998




DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v9i18.1857

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



    


RCE, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ISSN 1809-5747

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.