O LIVRO E O CORPO: GESTOS E MOVIMENTOS DE LEITURA NA ESCOLA E NA BIBLIOTECA

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Patrícia Corsino
Sônia Travassos
Rafaela Louise Vilela

Resumo

Este artigo discute a relação entre corpo e leitura literária, destacando considerações sobre gestos e movimentos de leitura observados em dois campos de pesquisa: uma biblioteca pública e uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro. Tem como referências os estudos da linguagem de Bakhtin, Benjamin e Vigotski e da leitura literária de Bajard, Chartier, Candido, Colomer, Corsino, Goulemot, Manguel e Perrotti. As análises apontam que crianças escolhem ler, sozinhas ou em pares, sentadas, recostadas ou deitadas no chão, nas escolhas do que ler e como ler em três práticas de leitura: solitária, compartilhada e mediada. 

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Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Patrícia Corsino, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Departamento de Didática - Faculdade de Educação UFRJ

Referências

BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1995.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora UNB, 1994.

CHARTIER, Roger. As aventuras do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.