CIRCO E A EDUCAÇÃO DO CORPO -- DA CAPTALIZAÇÃO DOS ESPETÁCULOS À SALA DE AULA

Conteúdo do artigo principal

Gláucia Andreza Kronbauer
Maria Isabel Moura Nascimento

Resumo

O presente ensaio aborda o processo histórico que possibilitou a incorporação do Circo como conteúdo da Educação Física na Educação Básica. Apresentaremos primeiramente uma reflexão sobre a relação entre o Circo e a ginástica no século XIX. Em seguida discutiremos a capitalização dos espetáculos circenses, quando o convívio intergeracional se tornou insuficiente para a transmissão e elaboração dos conhecimentos necessários ao artista e motivou a criação de uma escola especializada. Entendemos que esse processo foi fundamental na disseminação dos conhecimentos do “povo do circo” entre os “não-circenses” e permitiu a elaboração de conhecimentos condizentes com a cultura escolar. 

Detalhes do artigo

Seção
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Biografia do Autor

Gláucia Andreza Kronbauer, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, Paraná.

Graduação em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul, RS, 2005. Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, 2009. Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR. Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, PR.

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR.

Graduação em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais de Americana, SP, 1992. Mestrado em Educação pela Pontífícia Universidade Católica de Campinas, SP, 1996. Doutorado em Educação (2004) e Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação (2011) pela Universidade Estadual de Campinas, SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR.

Referências

BARTHOLO, R. Respeitável Público: os bastidores do fascinante mundo do Circo. Rio de Janeiro: Letras & Expressões; São Paulo: Elevação, 1999.

BOLOGNESI, M. F. Circo e teatro: aproximações e conflitos. Revista Sala Preta (USP), v. 6,p. 9-19, 2006.

BOLOGNESI, M. F. Philip Astley e o Circo Moderno: romantismo, guerras e nacionalismo. O Percevejo, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2009.

BRACHT, V.; ALMEIDA, F.Q. A Política de Esporte Escolar no Brasil: a pseudovalorização da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 24, n. 3, p. 67-101, 2013.