CIRCO E A EDUCAÇÃO DO CORPO -- DA CAPTALIZAÇÃO DOS ESPETÁCULOS À SALA DE AULA
PDF

Palavras-chave

Circo
Atividades Circenses
Educação Básica.

Resumo

O presente ensaio aborda o processo histórico que possibilitou a incorporação do Circo como conteúdo da Educação Física na Educação Básica. Apresentaremos primeiramente uma reflexão sobre a relação entre o Circo e a ginástica no século XIX. Em seguida discutiremos a capitalização dos espetáculos circenses, quando o convívio intergeracional se tornou insuficiente para a transmissão e elaboração dos conhecimentos necessários ao artista e motivou a criação de uma escola especializada. Entendemos que esse processo foi fundamental na disseminação dos conhecimentos do “povo do circo” entre os “não-circenses” e permitiu a elaboração de conhecimentos condizentes com a cultura escolar. 

https://doi.org/10.20500/rce.v9i18.1862
PDF

Referências

BARTHOLO, R. Respeitável Público: os bastidores do fascinante mundo do Circo. Rio de Janeiro: Letras & Expressões; São Paulo: Elevação, 1999.

BOLOGNESI, M. F. Circo e teatro: aproximações e conflitos. Revista Sala Preta (USP), v. 6,p. 9-19, 2006.

BOLOGNESI, M. F. Philip Astley e o Circo Moderno: romantismo, guerras e nacionalismo. O Percevejo, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2009.

BRACHT, V.; ALMEIDA, F.Q. A Política de Esporte Escolar no Brasil: a pseudovalorização da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 24, n. 3, p. 67-101, 2013.

Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).