NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: ORIGENS, SIGNIFICADOS E USOS NA PESQUISA-FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Conteúdo do artigo principal

Lilliane Miranda Freitas
Evandro Luiz Ghedin

Resumo

No presente ensaio teórico problematizamos a Pesquisa Narrativa como método e fenômeno de pesquisa sobre a formação docente, e ainda como instrumento de formação. Propõe-se inicialmente uma revisão histórica, destacando-se alguns marcos nos quais emergiu e se desenvolveu essa modalidade de pesquisa-formação. Em seguida, discute-se os sentidos das diferentes, porém convergentes, modalidades e terminologias que constituem o movimento da abordagem narrativa. Finalmente, analisamos seu potencial formador nos processos de formação docente e como tem sido utilizada no âmbito da pesquisa ao buscar compreender, interpretar e (re)significar a experiência nas histórias de vida pessoal e profissional de professores.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lilliane Miranda Freitas, Universidade Federal do Pará

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará. Mestre e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI/UFPA. Professora Assistente na Faculdade de Ciências Biológicas do Instituto de Estudos Costeiros - IECOS, Campus Universitário de Bragança - Universidade Federal do Pará.

Evandro Luiz Ghedin, Universidade Estadual de Roraima

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília(1995), graduação em Bacharelado em Filosofia pelo Centro de Estudos de Comportamento Humano(1992), especialização em Antropologia na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas(1997), especialização em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília(1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas(2000), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2004), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2010), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Estadual Mário de Andrade(1984), ensino-medio-segundo-graupelo Projeto Logos II(1991) e aperfeicoamento em Teologia pelo Instituto Teológico de Santa Catarina(1994). Atualmente é Membro de corpo editorial da Ciências & Cognição, Membro de corpo editorial do Educação e Pesquisa (USP), Membro de corpo editorial da Em Aberto, Membro de corpo editorial da Cadernos de Educação (UFPel), Professor Pesquisador da UEA/UFMT/UFPA, Professor Doutor da Universidade Estadual de Roraima e Professor Pesquisador da REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ensino de Filosofia, Epistemologia, Filosofia no Ensino Médio, Filosofia da Educação, Metodologia do Ensino de Filosofia e Didática do Ensino de Filosofia.

Referências

ABRAHÃO, M. H. M. B. Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 165-172, maio/ago. 2011.

BENJAMIN, W. O narrador -- considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e a história da cultura. São Paulo: Brasiliense (Obras escolhidas, v.I), 1985.

CATANI, D, B; BUENO, B. O; SOUSA, C. P; SOUZA, M. C. C. C. História, memória e autobiografia na pesquisa educacional e na formação. IN: CATANI, D, B; BUENO, B. O; SOUSA, C. P; SOUZA, M. C. C. C (Orgs). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora. 1997.

CHENÉ. A. A narrativa de formação e a formação de professores. In: NÓVOA, A; FINGER, M (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Departamento de Recursos Humanos/Ministério da Saúde. 1988.

CUNHA, M. I. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 23, n. 1-2, 1997.

CUNHA, M. I; CHAIGAR, V. A. M. A dimensão da escrita e da memória na formação reflexiva de professores: dois estudos em diálogo. IN: FERREIRA, M. O. V; FISCHER, B. T. D. PERES, L. M. V. Memórias docentes: abordagens teórico-metodológicas e experiências de investigação. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Leber Livros, 2009.

DOMINICÉ, P. A biografia educativa: instrumento de investigação para a educação de adultos. In: NÓVOA, A; FINGER, M (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Departamento de Recursos Humanos/Ministério da Saúde. 1988.

FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A; FINGER, M (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Departamento de Recursos Humanos/Ministério da Saúde. 1988.

FREITAS, M. T. M; FIORENTINI, D. As possibilidades formativas e investigativas da narrativa em educação matemática. Horizontes, v. 25, n. 1, p. 63-71, jan./jun. 2007.

GALVÃO, C. Narrativas em educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.

GONÇALVES, T. V. O. Ensino de ciências e matemática e formação de professores: marcas da diferença. Tese de doutorado. Campinas: Unicamp. 2000.

GOODSON, I. F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A (Org.). A vida de professores. Porto: Porto Editora. 2000.

HOLLY, M. L. Investigando a vida profissional de professores: diários biográficos. In: NÓVOA, A (Org.). A vida de professores. Porto: Porto Editora. 2000.

JOSSO, M. C. Da formação do sujeito... ao sujeito da formação. In: NÓVOA, A; FINGER, M (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Departamento de Recursos Humanos/Ministério da Saúde. 1988.

LARROSA. J. Nota sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. n. 19, p. 20-28, 2002.

MOITA, M. C. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A (Org.). A vida de professores. Porto: Porto Editora. 2000.

NÓVOA. A. Os professores e as histórias de sua vida. In: NÓVOA, A (Org.). A vida de professores. Porto: Porto Editora. 2000.

PASSEGI, M. C. Experiência em formação. Educação, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011.

PINEAU. G. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, A; FINGER, M (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Departamento de Recursos Humanos/Ministério da Saúde. 1988.

PINEAU. G. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e Pesquisa, v.32, n.2, p. 329-343, maio/ago. 2006.

SOUSA SANTOS, B. Um discurso sobre as ciências. Protugal: Afrontamento. 2002.

SOUZA, E. C. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006a.

SOUZA, E. C. O conhecimento de si: estágio e narrativa de formação de professores. Rio de Janeiro: DP &A Salvador, BA: UNEB, 2006b.

SOUZA, E. C. Pesquisa Narrativa, (auto)Biografias e História Oral: ensino, pesquisa e formação em Educação Matemática. Ci. Huma. e Soc. em Rev. v. 32 n.2, 2010.

TELLES, J. A. A trajetória narrativa: histórias sobre a formação do professor de línguas e sua prática pedagógica. Trab. Ling. Aplic., v. 34, p. 74-92. 1999.